SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Zootecnia

Título: EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO COM DIFERENTES FONTES DE NITROGÊNIO DURANTE A GESTAÇÃO DE VACAS DE CORTE SOBRE O DESEMPENHO MATERNO E O PESO AO NASCIMENTO DA PROGÊNIE.

Autoria de: Rafaela dos Reis Cardoso

Orientação de: Mateus Pies Gionbelli

Coorientação de: Karolina Batista Nascimento

Presidente da banca: Mateus Pies Gionbelli

Primeiro membro da banca: Karolina Batista Nascimento

Segundo membro da banca: Luana Ruiz dos Santos

Palavras-chaves: aminoácidos, programação-fetal, proteína, nutrição gestacional, progênie

Data da defesa: 09/08/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-1

Data da versão final: 28/08/2024

Data da publicação: 28/08/2024

Referência: Cardoso, R. d. R. EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO COM DIFERENTES FONTES DE NITROGÊNIO DURANTE A GESTAÇÃO DE VACAS DE CORTE SOBRE O DESEMPENHO MATERNO E O PESO AO NASCIMENTO DA PROGÊNIE.. 2024. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: No Brasil geralmente a estação de monta ocorre no período chuvoso do ano, consequentemente as vacas gestantes passam o terço médio da gestação na estação seca do ano. Tal fato, leva a ocorrência de restrições nutricionais, o que pode promover efeitos negativos sobre o desenvolvimento fetal. Diante disso, o objetivo com este estudo foi avaliar os efeitos da suplementação com diferentes fontes de proteína para vacas gestantes alimentadas com forragem de baixa qualidade sobre o desempenho das vacas e o peso ao nascimento dos bezerros em função do plano nutricional materno. Além disso, objetivou-se avaliar possíveis interações entre o plano nutricional materno e o sexo da progênie. O experimento foi conduzido no Setor de Bovinocultura de Corte do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras. Foram utilizadas 30 vacas de corte da raça Tabapuã, com peso médio de 510 ± 20 kg e 6 ± 0,5 anos de idade. Aos 127 dias de gestação as vacas foram transferidas para baias individuais e passaram por um período de adaptação à dieta de 15 dias. Posteriormente, os animais foram distribuídos aleatoriamente em três tratamentos dietéticos fornecidos ao longo de 100 dias de aplicação Controle (CON, n 9, 5 machos e 4 fêmeas) dieta basal composta por silagem de milho, bagaço de cana-de-açúcar e sal mineral nitrogenado (7 PB) Proteína degradada no rúmen (PDR, n 8, 7 machos e 1 fêmea) dieta basal suplementação rica em PDR (10 PB) e Proteína não-degradada no rúmen (PNDR, n 6, 4 machos e 2 fêmeas ) dieta basal suplementação rica em proteína não degradável no rúmen (15 PB). Aos 127, 227 e 265 dias de gestação, períodos referentes ao início da aplicação dos tratamentos, final da suplementação (FS) e pré-parto (PP) respectivamente, as vacas foram avaliadas em relação ao peso corporal (PC) e a condição de escore corporal (ECC), para determinação do desempenho materno. Vacas alimentadas com PNDR apresentaram maior peso corporal ao final do período de suplementação em comparação com vacas PDR e CON (P ?? 0,04). Os resultados indicaram que tanto a suplementação com PDR quanto com PNDR melhoraram a condição corporal das vacas em relação ao grupo CON, sendo a melhoria mais acentuada no grupo PNDR. O peso corporal do bezerro ao nascer tendeu a ser maior quando as mães foram alimentadas com PNDR em comparação com vacas CON e PDR (P 0,09). Portanto, a suplementação com PNDR no terço médio e parte do terço final da gestação reduz a mobilização dos tecidos corporais maternos, melhorando o desempenho das vacas e, consequentemente, o peso corporal do bezerro ao nascer.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / zootecnia/index.php?dados=20241201920135

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G002 - ZOOTECNIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Rafaela dos Reis Cardoso e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo