SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Zootecnia

Título: L-ARGININA SUPLEMENTAR PARA FRANGOS DE CORTE EM ESTRESSE POR CALOR DE 29 A 42 DIAS DE IDADE

Título alternativo: SUPPLEMENTAL L-ARGININE FOR HEAT STRESSED BROILER CHICKENS FROM 29 TO 42 DAYS OF AGE

Autoria de: Breno Resende Alves

Orientação de: Paulo Borges Rodrigues

Presidente da banca: Paulo Borges Rodrigues

Primeiro membro da banca: Fábio Loures Cruz

Segundo membro da banca: Maria Alice Junqueira Gouvêa Silva

Palavras-chaves: avicultura, aminoácidos funcionais, frangos de corte, suplementação, desempenho

Data da defesa: 28/02/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 17/03/2023

Data da publicação: 17/03/2023

Referência: Alves, B. R. L-ARGININA SUPLEMENTAR PARA FRANGOS DE CORTE EM ESTRESSE POR CALOR DE 29 A 42 DIAS DE IDADE. 2023. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Na avicultura, o estresse por calor pode prejudicar parâmetros de desempenho, variáveis de carcaça, parâmetros fisiológicos e bioquímicos. Neste contexto, o adequado fornecimento de aminoácidos (AA??s) às aves pode ser uma estratégia nutricional importante para mitigar os efeitos negativos causados pelo estresse térmico e, assim, permitir que as aves atinjam o seu máximo potencial produtivo. Desta forma, o presente estudo buscou avaliar o efeito da suplementação de L-arginina, na dieta de aves de corte criadas sob condições de estresse por calor, e sua influência sobre desempenho, características de carcaça e parâmetros fisiológico e bioquímicos. O experimento foi conduzido no período de 26012017 a 08022017 em galpão de alvenaria convencional do Setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia (DZO) da Faculdade Federal de Lavras (UFLA). Foram utilizados 128 frangos de corte machos da linhagem Cobb500, com idade inicial de 29 dias, criados até os 42 dias de idade em boxes onde o estresse por calor foi induzido durante o experimento e controlado com auxílio de termômetros. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualisado, sendo duas dietas 1) controle sem L-arginina suplementar e 3150 kcal kg-1 de energia metabolizável (EM) e 2) uma dieta com inclusão de 0,66 de L-arginina suplementar, com oito repetições por tratamento, totalizando 16 parcelas, sendo composta por oito aves cada. Foram avaliados os seguintes parâmetros ganho de peso (GP, kg), consumo de ração (CR, kg), conversão alimentar (CA, Kg Kg-1), consumo de energia (CEN), consumo de energia dia-1 (CEN DIA-1), conversão energética (CONVEN), rendimento de carcaça (RC, g kg-1 de peso vivo), rendimento de peito (RP, g kg-1 de carcaça), rendimento de coxa e sobrecoxa (RCS, g kg-1 de carcaça ), rendimento de gordura abdominal (GA, g kg-1 de carcaça), triglicerídeos (TRI, mmol L-1), colesterol total (CT, mmol L-1), colesterol HDL (HDL, mmol L-1), colesterol LDL (LDL, mmol L-1), colesterol VLDL (VLDL, mmol L-1), ureia (UREIA, mmol L-1) e glicose (GLI, mmol L-1). Os dados foram submetidos ao teste de médias de Fischer (Teste F), ao nível de 5 de probabilidade. A conversão alimentar foi melhor para os frangos alimentados com a ração suplementada, e os níveis de ureia e glicose no sangue foram maiores, quando comparado aos frangos que receberam a dieta controle. Concluiu-se que a suplementação com L-arginina para frangos de corte, em uma dieta com 3150 kcal kg-1 de EM, na fase de 29 a 42 dias de vida, criados sob condições de estresse por calor proporciona melhora no desempenho das aves, bem como no perfil metabólico sanguíneo.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / zootecnia/index.php?dados=20222201710064

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G002 - ZOOTECNIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Breno Resende Alves e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo