Título: RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE CONCLUSÃO DE CURSO REALIZADO NA FAZENDA PALMITO BOA ESPERANÇA ???????????????? MG
Autoria de: Ana Laura Vinchi Paschoal Petri Silva
Orientação de: Carlos Eduardo do Prado Saad
Presidente da banca: Carlos Eduardo do Prado Saad
Primeiro membro da banca: Giovanna Tavares Petrucelli
Segundo membro da banca: Izabella Luiza Gomes Almeida
Terceiro membro da banca: Fernanda Bernardi Scheeren
Palavras-chaves: Animais de alta produção, Gado Holandês, Bem-estar animal, Casqueamento Preventivo, Automação de Fazendas
Data da defesa: 08/04/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 28/04/2022
Data da publicação: 28/04/2022
Referência: Silva, A. L. V. P. P. RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE CONCLUSÃO DE CURSO REALIZADO NA FAZENDA PALMITO BOA ESPERANÇA ???????????????? MG. 2022. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: Parte da criação de bovinos leiteiros no Brasil está sendo realizada em sistemas intensivos, nos quais os animais são mantidos confinados, com o propósito de aumentar a produtividade. Neste sistema produtivo é dada preferência pelo uso de animais de raças europeias, principalmente a Holandesa. O bem-estar animal também tem forte presença nos códigos morais e nos pilares éticos de vários países e um tratamento apropriado aos animais não é mais visto como algo que possa ser deixado para a livre escolha de pecuaristas individuais. O modelo dos ????????????????Cinco Domínios???????????????? do bem-estar animal, proposto por Mellor Reid (1994), é um método sistemático, estruturado e abrangente de avaliação o bem-estar dos animais veio para substituir as cinco liberdades como forma de avalição do bem-estar. O objetivo deste trabalho foi o acompanhamento da mestranda Giovanna Tavares Petrucelli em suas atividades de coletas na fazenda Palmito em Boa Esperança - MG e análise sobre as condições de bem-estar em que os animais da propriedade viviam. Foi observada grande sujidade no trajeto dos animais entre a espera para a ordenha e posterior ida ao tronco de manejo, devido ao acumulo de fezes que se formava, causando o escorregamento e até mesmo queda de alguns animais, o que posteriormente poderia levar à claudicação ou então a lesões mais graves. A propriedade preocupa-se com o bem-estar de seus animais e para isso atende a vários quesitos relacionados às cinco liberdades. O ponto que precisa e pode ser melhorado é com relação à limpeza e raspagem das fezes durante o período de permanência dos animais na espera para a ordenha e no trajeto da saída da ordenha até o tronco de manejo, afim de evitar que os animais escorreguem e se machuquem. A sugestão seria na compra de um robô autônomo para manutenção da limpeza ou a contratação de mão-de-obra para este fim. A automatização já está presente na maioria das grandes propriedades, e ela é uma grande aliada na melhora da produtividade da fazenda bem como na redução de erros.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54809
Curso: G002 - ZOOTECNIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Ana Laura Vinchi Paschoal Petri Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo