Título: PERFIL FERMENTATIVO E NUTRICIONAL DE SILAGENS DE PLANTA INTEIRA DE MILHO COLHIDAS COM SHREDLAGE COM DIFERENTES TAMANHOS TEÓRICO DE CORTE
Autoria de: Raphaella Alexandra de Castro
Orientação de: Thiago Fernandes Bernardes
Coorientação de: Jessica Oliveira Gusmao
Presidente da banca: Thiago Fernandes Bernardes
Primeiro membro da banca: Jessica Oliveira Gusmão
Segundo membro da banca: Elizanne de Moura Lima
Palavras-chaves: Amido, KPS, Penn State Particle Separator, Shredlage, Silagem de Milho.
Data da defesa: 20/04/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 06/05/2022
Data da publicação: 06/05/2022
Referência: Castro, R. A. d. PERFIL FERMENTATIVO E NUTRICIONAL DE SILAGENS DE PLANTA INTEIRA DE MILHO COLHIDAS COM SHREDLAGE COM DIFERENTES TAMANHOS TEÓRICO DE CORTE. 2022. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: A cultura do milho para a produção de silagem tem grande importância na pecuária, essa forrageira vai fornecer quantidade significativa de amido aos ruminantes. Com grandes quantidades de amido sendo fornecido aos animais é de grande importância o aumento do fornecimento de FDNfe, para ter bom funcionamento ruminal. O FDNfe é baseado no tamanho das partículas e na composição de FDN da mesma. Na colheita de silagem de milho a regulagem do tamanho das partículas é feito ajustando o tamanho teórico de corte (TTC). Objetivou com esse trabalho avaliar a silagem de milho colhida com diferentes TTC (17, 22, e 27 mm), com colhedora autopropelida equipada com Corncracker Shredlage® , um processador de forragem e composto por dois rolos com velocidade de trabalho diferentes,que foi ajustado com distância de 2 mm e diferença de velocidade de trabalho de 50. Diferentes TTC não afetaram o perfil fermentativo e a composição da silagem, mas o KPS teve diferença estatística, sendo maior para silagem colhida com TTC de 17 mm (66,6 de KPS). Na distribuição das partículas da silagem na Penn State Particle Separator foi observado que o aumento da TTC mudou basicamente a distribuição na perneira de 19 e 8 mm, o aumento da TTC aumentou a retenção na peneira de 19 mm e reduziu na peneira de 8 mm, interferindo insignificantemente nas demais peneiras. Em relação a degradação de MS e amido houve diferença em relação ao TTC, sendo o ajuste de 17 mm com maiores degradabilidade. Mas não foi observado interação do TTC com o tempo de incubação. Menores TTC aumenta a degradação de MS e amido devido ao aumento do KPS e da redução das partículas da silagem de milho.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54984
Curso: G002 - ZOOTECNIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Raphaella Alexandra de Castro e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo