Título: EFEITO DE TAXA DE LOTAÇÃO EM RESÍDUO SNAPLAGE SOBRE A PRODUÇÃO DE MILHO SUBSEQUENTE
Título alternativo: EFFECTS OF STOCKING RATE IN SNAPLAGE RESIDUE ON SUBSEQUENT CORN CROP YIELD
Autoria de: João Jeorge Maurilio de Souza Freitas
Orientação de: Daniel Rume Casagrande
Presidente da banca: Daniel Rume Casagrande
Primeiro membro da banca: Thiago Fernandes Bernardes
Segundo membro da banca: Bruno Grossi Costa Homem
Palavras-chaves: Snaplage, Silagem de espigas, terminação intensiva a pasto, integração lavoura-pecuária, ciclagem de nutrientes
Data da defesa: 18/04/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 20/04/2022
Data da publicação: 20/04/2022
Referência: Freitas, J. J. M. d. S. EFEITO DE TAXA DE LOTAÇÃO EM RESÍDUO SNAPLAGE SOBRE A PRODUÇÃO DE MILHO SUBSEQUENTE . 2022. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos do pastejo do resíduo da snaplage por novilhas em terminação e da taxa de lotação, sobre a produtividade da lavoura de milho subsequente. Três tratamentos foram distribuídos aleatoriamente em 24 piquetes em uma área de 10 ha, sendo eles i) Baixa Taxa de Lotação (BTL) 3,5 UAha com suplementação de 2 de peso vivo ii) Alta Taxa de Lotação (ATL) 7,0 UAha com suplementação de 2 de peso vivo e iii) Sem Animal (SA) área sem animal. Foram utilizadas 48 novilhas F1 (Nelore ? Angus) que permaneceram nos piquetes por 94 dias. Após a retirada dos animais a área experimental foi preparada novamente. As mensurações consistiram em análise quantitativa e qualitativa do resíduo (Matéria seca ?? MS Matéria mineral ?? MM Proteína bruta ?? PB Fibra insolúvel em detergente neutro ?? FDN) análise química e física do solo e produtividade da lavoura subsequente do milho, assim como a proporção dos componentes morfológicos. Os contrastes pré-planejados foram SA versus ATLBTL e ATL versus BTL, com significância P ?? 0,05. As massas de resíduo foram influenciadas pela taxa de lotação (P 0,0016) e tempo (P ?? 0,0001), e foi maior nos tratamentos SA e BTL em relação ao tratamento ATL. O menor pH do solo foi encontrado no tratamento ATL, intermediário em BTL, e maior em SA. Os teores de K foram maiores nos tratamentos com animais, e os teores de P foram maiores no tratamento ATL, intermediário em BTL, e menores em SA. A presença dos animais em ambas taxas de lotação não afetaram os parâmetros de física do solo. Foi observado um incremento de 15 na produtividade total de milho em matéria natural (MN) e MS com a presença dos animais na área, passando de 77,55 tonha para 92,76 tonha (P 0,0126) e de 28,16 tonha para 33,18 tonha (P 0,03191), respectivamente. As diferentes taxas de lotação avaliadas não afetaram os parâmetros de produtividade (P ? 0,8548). A utilização de resíduos de snaplage para alimentação bovina pode ser utilizada como uma estratégia em fazendas, de maneira a reduzir os custos de produção, e ainda proporcionar um incremento significativo na produtividade da próxima safra.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54527
Curso: G002 - ZOOTECNIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: João Jeorge Maurilio de Souza Freitas e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo