Título: MANEJO E BEM-ESTAR DE EQUINOS DA UNIVERSIDADE DO CAVALO E DO SETOR DE EQUIDEOCULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Autoria de: Nathalia Moreira Paranhos
Orientação de: Raquel Silva de Moura
Coorientação de: Edison Jose Fassani
Presidente da banca: Raquel Silva de Moura
Primeiro membro da banca: Carlos Eduardo do Prado Saad
Segundo membro da banca: Aluísio Cruz Marins
Terceiro membro da banca: Lizie Pereira Buss
Palavras-chaves: ambiência, comportamento, domínios, instalações, sanidade.
Data da defesa: 11/03/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 26/03/2021
Data da publicação: 26/03/2021
Referência: Paranhos, N. M. MANEJO E BEM-ESTAR DE EQUINOS DA UNIVERSIDADE DO CAVALO E DO SETOR DE EQUIDEOCULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS . 2021. 77 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O respeito aos equinos durante seu manejo e uso para fins de trabalho, esporte ou lazer são uma exigência da sociedade do século XXI. E a aplicação de indicadores e dos princípios dos cinco domínios do bem-estar animal (BEA) são ferramentas úteis para tomada de decisão sobre quais práticas devem ser mantidas ou melhoradas para promoção da qualidade de vida de todos envolvidos no agronegócio cavalo. O presente trabalho descreveu as atividades realizadas durante estágio obrigatório realizado na Universidade do Cavalo (UC), entre 16 de dezembro de 2019 e 14 de fevereiro de 2020 (360 horas), e durante apoio dado ao Setor de Equideocultura da Universidade Federal de Lavras (SetEqui-UFLA) como membro do NEQUI-UFLA nos anos de 2019 a 2021 (340 horas). Foram acompanhadas as práticas de manejo geral com equinos adotadas por ambas instituições, desde a nutrição e sanidade dos animais, rotina diária para administração e limpeza das instalações. A partir das observações vivenciadas nas propriedades acompanhadas, foram identificados os indicadores diretos e indiretos de BEA propostos pelo Manual de Boas Práticas de Manejo em Equideocultura e avaliado, de acordo com a estrutura dos Cinco Domínios do BEA como situações geradas pelo manejo adotado nas propriedades influenciam o bem-estar dos equinos dos planteis. Na UC foram analisadas 4 situações que influenciam, negativamente ou positivamente, no estado mental dos equinos presentes na propriedade fornecimento de alimento 6 vezes ao dia ausência de sombra nos solários presença de lama nos solários e presença de moscas nos solários. Na UFLA foram analisadas três situações que influenciam, negativamente ou positivamente, no estado mental dos equinos presentes na propriedade animais soltos me piquetes pastos mal manejados e excesso de ectoparasitas. Ao considerar uma mudança que traria melhoria para a qualidade de vida dos animais da UC seria a cobertura adequada dos solários para gerar sombra e conforto térmico para os equinos e permitir fornecer o concentrado no cocho seco. No caso da UFLA mais horas diárias de trabalho do profissional contratado pela universidade, por possibilitar o mesmo fazer os consertos necessários, uma limpeza mais frequente das instalações e manejar os animais com mais frequência, implicando na melhoria de muitos pontos negativos abordados. O zootecnista contribui positivamente na promoção do bem-estar de equinos, por estar capacitado para auxiliar na busca de soluções sustentáveis e econômicas para adoção de boas práticas no manejo que atendam às necessidades funcionais e mentais dos animais, gerando lucro e satisfação para todos envolvidos.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47468
Curso: G002 - ZOOTECNIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Nathalia Moreira Paranhos e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo