SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Zootecnia

Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO REALIZADO NOS SETORES DE CAPTAÇÃO E QUALIDADE DO LEITE DO LATICÍNIO NAZARENO LTDA

Título alternativo: SUPERVISED PRACTICE AT THE SECTORS MILK CAPTATION AND QUALITY AT THE DAIRY NAZARENO LTDA

Autoria de: Fábio Henrique de Andrade

Orientação de: Marina de Arruda Camargo Danes

Presidente da banca: Marina de Arruda Camargo Danes

Primeiro membro da banca: Sandra Maria Pinto

Segundo membro da banca: Geraldo Márcio da Costa

Palavras-chaves: qualidade do leite, IN 77, leite, laticínio, bovinocultura leiteira

Data da defesa: 20/11/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 30/11/2019

Data da publicação: 30/11/2019

Referência: Andrade, F. H. d. ESTÁGIO SUPERVISIONADO REALIZADO NOS SETORES DE CAPTAÇÃO E QUALIDADE DO LEITE DO LATICÍNIO NAZARENO LTDA. 2019. 71 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: A produção de leite no Brasil ocupa importante parcela na atividade agropecuária e vivencia uma evolução no conceito de produção sustentável, com base em alta produtividade animal em espaços cada vez menores, o que viabiliza os sistemas produtivos modernos, de retorno financeiro favorável. Com o mercado nacional e internacional cada vez mais competitivo, o leite nacional necessita de melhorias na qualidade do produto final, seja leite fluido ou derivado. No decorrer dos anos, o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) estabeleceu novas regras em relação aos parâmetros de qualidade, que na maioria das vezes foram prorrogadas devido à maioria dos produtores não se adequarem a alguns itens, como CPP (Contagem Padrão em Placas). Atualmente está em vigor a IN 77 (Instrução Normativa nº 77), que estabelece padrões microbiológicos e físicos ?? químicos do leite coletado diretamente na fazenda, acondicionamento adequado do leite no tanque de expansão e sua perfeita refrigeração e implementação de BPA (Boas Práticas Agropecuárias) nas propriedades leiteiras. Um dos temas atuais de maior destaque no cenário da cadeia leiteira é a adequação de fazendas e laticínios aos anexos estabelecidos na IN 77. Durante o período de estágio, as atividades foram desenvolvidas com o objetivo de regulamentar todos os itens que destoavam desta normativa, envolvendo laticínio e produtores. O plano de ação foi dividido em três etapas seguido pelo acompanhamento dos resultados. Na primeira etapa, foram estabelecidas mudanças dentro do laticínio referente ao setor de higienização dos caminhões transportadores, no campo, o diagnóstico de cada rota engloba alguns itens, como capacidade do tanque de refrigeração, temperatura do leite no momento que é coletado e inserção do ponto de coleta no GPS (Sistema de Posicionamento Global). A segunda etapa do plano consistia em visitar produtores não conformes com base na análise mensal e oficial da Clínica do Leite para os itens CPP e CCS, além do início da aferição diária da temperatura de chegada do leite de cada rota. Ao final, análises rotineiras de CPP das rotas e de alguns fornecedores foram realizadas no laboratório interno do laticínio, com objetivo de rastrear irregularidades na higienização dos caminhões, além de continuar com visitas aos produtores com inconformidades e monitoramento constante e diário da temperatura do leite na plataforma de recepção.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / zootecnia/index.php?dados=20192201510042

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44707

Curso: G002 - ZOOTECNIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Fábio Henrique de Andrade e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo