SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Zootecnia

Título: SILAGEM DE BRACHIARIA E PANICUM NOS ÚLTIMOS 16 ANOS NO BRASIL ?? UM LEVANTAMENTO

Autoria de: Paulo Guilherme Oliveira Prado

Orientação de: Thiago Fernandes Bernardes

Presidente da banca: Thiago Fernandes Bernardes

Primeiro membro da banca: Luciana Miranda Lima

Segundo membro da banca: Marcus Vinicius Santa Brigida Cardoso

Palavras-chaves: Aditivos, Brachiaria, Confinamento, Panicum, Silagem de capim tropical.

Data da defesa: 26/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 10/07/2019

Data da publicação: 10/07/2019

Referência: Prado, P. G. O. SILAGEM DE BRACHIARIA E PANICUM NOS ÚLTIMOS 16 ANOS NO BRASIL ?? UM LEVANTAMENTO. 2019. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Silagens de capins tropicais têm se tornado uma importante fonte de forragem na dieta de animais confinados, tornando assim uma alternativa de economia para os produtores. Neste estudo, têm-se como objetivo fazer uma análise dos resultados de trabalhos que avaliaram silagens de capins tropicais dos gêneros Brachiaria ssp. e Panicum ssp. nos últimos 16 anos. O levantamento foi realizado com estudos feitos entre os anos de 2003 a 2018, totalizando 47 trabalhos brasileiros publicados em períodos científicos. Os trabalhos foram divididos e apresentados de acordo com corte da forragem, teor de matéria seca (MS) no momento do corte, uso de aditivos e inclusão de silagem de capim na dieta. Através do estudo realizado, podemos observar que são poucos os trabalhos na literatura que avaliam a silagem de capins tropicais. Em relação ao corte da forragem, os capins do gênero Panicum se encaixaram nas faixas de dias de corte, enquanto os trabalhos realizados com Brachiaria não se encaixam na faixa de corte. O teor de MS pode ter sido influenciado pelo tempo em que a forragem permaneceu no campo, precipitação de chuvas e outros fatores. Em relação aos aditivos, dentre os sequestrantes de umidade, o mais utilizado foi a polpa cítrica, enquanto que dentre os biológicos, os mais utilizados foram os aditivos compostos por cepas de Lactobacillus plantarum. Quando analisamos a inclusão de silagem de capim na dieta, podemos afirmar que é uma fonte de fibra importante na dieta de animais confinados em qualquer fase, mas principalmente animais recebendo uma maior taxa de concentrado. Concluiu-se com esse trabalho, que mais pesquisas são necessárias no que se refere à avaliação de silagens de capins tropicais, bem como esse tipo de alimento conservado pode impactar quando fornecido aos animais. Além disso, quando as silagens de capins tropicais são manejadas de forma adequadas, analisando disponibilização de insumos (oferta da forrageira, maquinário, aditivos), esta se torna uma técnica importante para que os produtores, em especial os sistemas de gado de corte confinado, possam conseguir um melhor aproveitamento da forragem que permanece no campo, sem interferir a produção de carne.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / zootecnia/index.php?dados=20191201320308

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43994

Curso: G002 - ZOOTECNIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Paulo Guilherme Oliveira Prado e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo