Título: EFEITOS DO PROCESSAMENTO DE MILHO E FONTE DE UREIA SOB O CONSUMO, DIGESTIBILIDADE E PARÂMETROS SANGUÍNEOS DE NOVILHAS NELORE
Autoria de: Giancarlo Pereira Silva
Orientação de: Erick Darlisson Batista
Presidente da banca: Erick Darlisson Batista
Primeiro membro da banca: Priscilla Dutra Teixeira
Segundo membro da banca: Rayane Aparecida Lino
Terceiro membro da banca: Igor Gomes Fávero
Palavras-chaves: Amido, Metabólitos Sanguíneos, Reciclagem de Nitrogênio, PDR, PNDR
Data da defesa: 12/12/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-2
Data da versão final: 19/12/2023
Data da publicação: 19/12/2023
Referência: Silva, G. P. EFEITOS DO PROCESSAMENTO DE MILHO E FONTE DE UREIA SOB O CONSUMO, DIGESTIBILIDADE E PARÂMETROS SANGUÍNEOS DE NOVILHAS NELORE. 2023. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Objetivou-se através deste experimento avaliar os efeitos de duas fontes de ureia (ureia convencional (UC) e ureia de liberação pós-rúmen (ULP)) e suas interações com os métodos de processamentos de milho (milho moído (MM) e milho reidratado (MR)) em função da digestibilidade e parâmetros sanguíneos de novilhas Nelore confinadas. Foram utilizados 8 animais canulados no rúmen, com peso médio vivo inicial de 274 ± 25,5 kg, distribuídos aleatoriamente em um delineamento quadrado latino 4 x 4 em um esquema fatorial 2 x 2. Totalizando 4 tratamentos 1) UC MM 2) UC MR 3) ULP MM 4) ULP MR. O período experimental foi de 104 dias, sendo que cada período teve duração de 26 dias, com 14 dias de adaptação à dieta e 12 dias para coleta de amostras, totalizando quatro períodos. No início de cada período e ao final do estudo, as novilhas foram pesadas. O produto comercial de ULP (N4C4®, Nutreco) foi suplementado a 1,35 da matéria seca nas dietas. Os tratamentos não diferiram entre si quanto à digestibilidade e consumo, em razão dos métodos de processamento e as fontes de ureia (P 0,10). No entanto os animais alimentados com milho reidratado e ensilado apresentaram maior digestibilidade da matéria seca (P 0,03) e matéria orgânica (P 0,02). Quanto aos parâmetros sanguíneos, os valores de ureia mgdL foram influenciados pelos métodos de processamento em interação com as fontes de ureia (P 0,05), assim como as concentrações de ASTGOT (P 0,05), com tendencias de aumento nos níveis de globulina gdL. Também foram observadas variações nos valores de IGF-1 (P 0,05), glicose mgdL (P 0,03), creatina mgdL (P 0,04) e ureia mgdL (P 0,05) em razão da fonte de ureia utilizada, com tendencia de aumento nas concentrações de ASTGOT, UL (P 0,08). Do mesmo modo os métodos de processamento apresentaram uma influência sobre as variáveis de glicose mgdL (P 0,01) juntamente a interação do tratamento com o tempo (P 0,01).
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
zootecnia/20232201811368
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G002 - ZOOTECNIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Giancarlo Pereira Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo