SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Zootecnia

Título: EFEITO DE ÓLEO DE CASTANHA-DO-BRASIL (Bertholletia excelsa, Bonpl.) COMBINADA COM DIFERENTES FONTES DE CARBOIDRATOS FIBROSOS NO PESO E RENDIMENTO DE CORTES DE CORDEIROS CONFINADOS.

Título alternativo: EFFECT OF BRAZIL NUT OIL (Bertholletia excelsa, Bonpl.) COMBINED WITH DIFFERENT SOURCES OF FIBER CARBOHYDRATES ON WEIGHT AND YIELD OF CONFINED LAMBS.

Autoria de: Vinícius de Souza Chaves

Orientação de: Iraides Ferreira Furusho Garcia

Coorientação de: Elicias Pereira dos Santos

Presidente da banca: Iraides Ferreira Furusho Garcia

Primeiro membro da banca: Adriana Mello Garcia

Segundo membro da banca: Elicias Pereira dos Santos

Palavras-chaves: Castanha-do-brasil, Confinamento, Terminação, Ovinocultura, Dietas.

Data da defesa: 21/11/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 13/12/2019

Data da publicação: 13/12/2019

Referência: Chaves, V. d. S. EFEITO DE ÓLEO DE CASTANHA-DO-BRASIL (Bertholletia excelsa, Bonpl.) COMBINADA COM DIFERENTES FONTES DE CARBOIDRATOS FIBROSOS NO PESO E RENDIMENTO DE CORTES DE CORDEIROS CONFINADOS.. 2019. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: No processo produtivo, a nutrição é um dos fatores de maior importância, sendo, portanto, um dos pilares da produção animal, uma vez que define a eficiência do sistema produtivo como um todo. Encontrar fontes alternativas, de boa disponibilidade e de custo acessível deve ser um dos objetivos não apenas do produtor, mas também da pesquisa. Estudos têm demonstrado resultados positivos da adição de fontes lipídicas na dieta de ruminantes, com melhoria dos sistemas de produção. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do uso do óleo de Castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa, Bonpl.), associado com diferentes fontes de carboidratos fibrosos (silagem de milho ou feno de Tifton-85) no peso e rendimentos dos cortes de cordeiros. Utilizaram-se 32 cordeiros não-castrados mestiços (Dorper x Santa Inês), com peso médio inicial de 25 Kg, distribuídos em 4 tratamentos. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado em arranjo fatorial 2 x 2 (dois volumosos x dois volumosos com ou sem adição do óleo). Após o abate, as carcaças foram pesadas para avaliação das características quantitativas de desempenho. Para as variáveis de ganho de peso foram detectadas diferença significativa (p 0,05) dos resultados entre os tipos de volumosos. Animais que receberam silagem de milho na terminação de cordeiros proporcionou cortes com maiores pesos e proporções quando comparado ao uso de feno de Tifton-85, com exceção do peso da perna. Animais que receberam inclusão do óleo de Castanha-do-brasil na dieta apresentaram resultados de peso e proporções de alguns cortes menores em relação a silagem de milho, mas não afeta o rendimento de carcaça, com exceção do pescoço.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
zootecnia/20192201510137

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44697

Curso: G002 - ZOOTECNIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Vinícius de Souza Chaves e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo