Título: ACOMPANHAMENTO NA EMPRESA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS (EMATER) NA REGIÃO DE LAVRAS
Autoria de: Anderson Henrique Venancio
Orientação de: Sandra Maria Pinto
Coorientação de: Luiz Ronaldo de Abreu
Presidente da banca: Sandra Maria Pinto
Primeiro membro da banca: Michelle Carlota Gonçalves
Segundo membro da banca: Victor Hugo Silva Souza
Palavras-chaves: Extensionismo rural, Agricultura familiar, Bovinocultura de leite, Visitas, extensão
Data da defesa: 29/06/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-1
Data da versão final: 10/07/2019
Data da publicação: 10/07/2019
Referência: Venancio, A. H. ACOMPANHAMENTO NA EMPRESA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS (EMATER) NA REGIÃO DE LAVRAS. 2019. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: O estágio supervisionado tem como função o aprendizado prático para o mercado de trabalho, exigindo dedicação, trabalho e conhecimento teórico e empírico, consistindo na etapa final da formação acadêmica de um estudante. Foi realizado na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, em Lavras, Minas Gerais e teve como objetivo agregar conhecimentos de extensão rural e de assistência técnica, oferecendo oportunidades de visitas e acompanhamentos da rotina diária praticada pelos técnicos de campo da Emater local. O relatório de estágio descreve as atividades praticadas pelos técnicos em várias áreas atendidas de agricultura e pecuária, de maneira a demonstrar sabedoria dos aprendizados que abrem caminhos para o mercado de trabalho. No período de ocorrência do estágio foram realizadas assistência técnica a horticultura, coleta e amostra de solos, ensilagem, cafeicultura e bovinocultura, de maneira a demonstrar práticas que agregam valores aos caminhos depois do estágio supervisionado. Além disto, foram realizadas visitas em vinte propriedades leiteiras nas quais se pode observar os possíveis fatores que possam interferir na produção leiteira de produtores assistidos pela Emater. Após a coleta dos dados foi feita uma estatística descritiva e com isto uma discussão dos fatores em questão. Observou-se que a maioria dos produtores são do município de Lavras (55,0), pertencentes à agricultura familiar (90,0), possuem sistema de produção semi-confinado (70,0) e usam volumoso e concentrado (94,74). Constatou-se também, que (40,0) dos produtores não recebem assistência técnica e (52,94) apresentam em suas propriedades, problemas com mastite clínica e subclínica. O padrão racial dos animais é mestiço (90,0) e tem a predominância da retirada de leite por ordenha mecânica (90,0). Verificou-se também, que a maioria dos produtores (65,0), realizam pré-dipping e pós- dipping e que (70,0) deles realizam o teste da caneca telada. Com isto este relatório de estágio mostra a realidade das propriedades rurais. O estágio curricular teve como objetivo proporcionar aplicação prática da extensão rural e assistência técnica em agricultura e pecuária vista na universidade. A realização do estágio auxiliou no entendimento prático das técnicas de extensão rural aprendidas em salas de aula durante o curso, onde ficou claro a importância do extensionismo rural.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
zootecnia/20191201420248
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43653
Curso: G002 - ZOOTECNIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Anderson Henrique Venancio e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo