Título: Um Mapeamento Sistemático da Literatura sobre o uso de Jogos no Ensino de Programação no Brasil
Título alternativo: A SYSTEMATIC MAPPING OF THE LITERATURE ON THE USE OF GAMES IN PROGRAMMING TEACHING IN BRAZIL
Autoria de: Joicy Paula dos Reis
Orientação de: Julio Cesar Alves
Presidente da banca: Julio Cesar Alves
Primeiro membro da banca: Paulo Afonso Parreira Junior
Segundo membro da banca: Janderson Rodrigo de Oliveira
Palavras-chaves: Ensino, aprendizado, programação, algoritmos, revisão sistemática.
Data da defesa: 03/03/2023
Semestre letivo da defesa: 2022-2
Data da versão final: 17/03/2023
Data da publicação: 17/03/2023
Referência: Reis, J. P. d. Um Mapeamento Sistemático da Literatura sobre o uso de Jogos no Ensino de Programação no Brasil. 2023. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Ações que despertem o interesse e motivação dos alunos que cursam disciplinas de programação são necessárias para conseguir evitar problemas como desistência e evasão. O uso de jogos no ensino ganha cada vez mais destaque e pode contribuir para solucionar tais problemas, uma vez que os alunos aprendem jogando e com isso sentem-se mais motivados e engajados, facilitando assim a aprendizagem. Neste trabalho é apresentado um Mapeamento Sistemático da Literatura, no qual foram identificados, catalogados e classificados estudos cujo foco é o uso de jogos para o ensino de programação no contexto brasileiro. O objetivo é fornecer uma visão geral sobre o assunto e revelar as principais práticas e conceitos adotados nos jogos.
Abstract: Actions that arouse interest and motivate students who take programming courses are necessary to avoid problems such as dropout and evasion. The use of games in teaching is increasingly highlighted and can contribute to solving such problems, since students learn by playing and thus feel more motivated and engaged, thus facilitating learning. This work presents a Systematic Mapping of Literature, in which studies were identified, cataloged and classified whose focus is the use of games for teaching programming in the Brazilian context. The objective is to provide an overview of the subject and reveal the main practices and concepts adopted in games.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
sistemas_de_informacao/20222201920347
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G014 - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Joicy Paula dos Reis e Universidade Federal de Lavras
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