Título: AGREGAÇÃO DE MENSAGENS EM REDES VEICULARES
Título alternativo: MESSAGE AGREGATION IN VEHICULAR NETWORKS
Autoria de: Igor Soares Barbosa dos Santos
Orientação de: Hermes Pimenta de Moraes Junior
Presidente da banca: Hermes Pimenta de Moraes Junior
Primeiro membro da banca: Ricardo Terra Nunes Bueno Villela
Segundo membro da banca: Luiz Henrique Andrade Correia
Palavras-chaves: redes veiculares, percepção cooperativa, CAM, CPM, análise
Data da defesa: 02/12/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 08/12/2021
Data da publicação: 08/12/2021
Referência: Santos, I. S. B. d. AGREGAÇÃO DE MENSAGENS EM REDES VEICULARES. 2021. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Tratando-se de redes veiculares, é notável o potencial da tecnologia, com aplicações práticas na vida real e base teórica sólida para desenvolvimentos acadêmicos. Também é verdade, porém, a existência de diversos desafios, envolvendo a complexidade, a volatilidade e a quantidade de mensagens trafegadas na rede. O foco deste trabalho é propor um método para reduzir o impacto desse último problema, através de algumas alterações nos padrões existentes. É feito, primeiramente, um estudo de outros trabalhos, tanto de soluções existentes quanto de análises quantitativas, para então construir o método. Propõe-se a utilização de um mecanismo previsto no padrão, a agregação de CAMs (Cooperative Awareness Messages) em CPMs (Collective Perception Messages), em conjunto com algumas alterações nas regras já existentes, com o intuito de reduzir a quantidade de mensagens trafegadas, gerando ganhos de eficiência na rede. Após a proposta, é feito um estudo analítico com o intuito de mensurar o efeito das alterações em questão, bem como adquirir discernimento quanto ao potencial do método proposto no problema observado. Após a análise de alguns cenários, a proposta se mostra promissora, com resultados positivos nos testes iniciais analisados.
Abstract: About vehicular networks, the potential of the technology is remarkable, with practical applications in real life and a solid theoretical basis for academic development. It is also true, however, that there are several challenges, involving complexity, volatility and the amount of messages transmitted on the network. The focus of the work is to propose a method to reduce the impact of this last problem, through some changes in the existing standards. First, a study of other works, both existing solutions and quantitative analyses, is carried out, in order to build the method. It is proposed to use a mechanism provided for in the standard, the aggregation of CAM messages into CPM messages, together with some changes in the existing rules, in order to reduce the amount of transmitted messages, generating efficiency gains in the network. After the proposal, an analytical study is carried out in order to measure the effect of the changes in question, as well as gain insight about the potential of this method in the problem observed. After analyzing some scenarios, the proposal is promising, with positive results in the initial tests analyzed.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
sistemas_de_informacao/20211201710221
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54266
Curso: G014 - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Igor Soares Barbosa dos Santos e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo