Título: ANÁLISE DE ESFORÇO PARA NAVEGAÇÃO EM CONTEÚDO MATEMÁTICO NA WEB COM O PLUGIN ACCESS8MATH
Autoria de: Guilherme dos Reis Baviera
Orientação de: Andre Pimenta Freire
Coorientação de: Hérlon Manollo Cândido Guedes
Presidente da banca: André Pimenta Freire
Primeiro membro da banca: Paula Christina Figueira Cardoso
Segundo membro da banca: Jorge Sassaki Resende Silva
Palavras-chaves: Matemática, Deficiência Visual, Leitor de telas, Esforço, Navegação
Data da defesa: 14/08/2020
Semestre letivo da defesa: 2020-1
Data da versão final: 02/09/2020
Data da publicação: 02/09/2020
Referência: Baviera, G. d. R. ANÁLISE DE ESFORÇO PARA NAVEGAÇÃO EM CONTEÚDO MATEMÁTICO NA WEB COM O PLUGIN ACCESS8MATH. 2020. 58 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
Resumo: Ensinar matemática para pessoas com deficiência visual possui algumas limita- ções, dentre elas a leitura e entendimento de fórmulas matemáticas. Recursos de Tecnologia Assistiva como leitores de tela podem auxiliar a melhorar o acesso a pessoas com deficiência visual. Entretanto, esses sistemas ainda têm limitações para fazer a leitura, uma vez que a síntese por conteúdo em áudio pode causar sobrecarga de memória aos usuários e gasto maior de tempo para executar as tare- fas. O presente estudo visa identificar o esforço necessário para que usuários com deficiência visual utilizem o leitor de telas NVDA com o plugin para leitura de conteúdo matemático Access8Math. As estimativas foram realizadas utilizando o modelo GOMS (Goals, Objectives, Methods, Selection Rules) com KLM (Keys- troke Level Method). Foram feitas análises com estudos anteriores utilizando os leitores NVDA, JAWS e ChromeVox, e comparações com o plugin Access8Math e uma versão implementada no grupo de pesquisa com recursos de navegação con- textual. Os resultados mostraram que o uso de navegação contextual, com leitura baseada na visão geral e aprofundamento por escolha do usuário, pode ter tempo comparável a formas de navegação que utilizam teclas de atalho para elementos matemáticos específicos, como raízes e somatórios. Os resultados obtidos são importantes para guiar os testes com usuários que serão realizados em próximas etapas da pesquisa.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
sistemas_de_informacao/20201201420521
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45266
Curso: G014 - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Guilherme dos Reis Baviera e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo