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Título: GRAUS DE LIBERDADE OFERTADOS AOS ALUNOS DURANTE UM ESTUDO DE CASO ENVOLVENDO CONCEITOS DE pH ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O PLANEJADO E O EXECUTADO

Autoria de: Luiza Vilela Carvalho

Orientação de: Marianna Meirelles Junqueira

Presidente da banca: Marianna Meirelles Junqueira

Primeiro membro da banca: Paulo Ricardo da Silva

Segundo membro da banca: Renata Reis Pereira

Palavras-chaves: Ensino por investigação, Estudo de Caso, Sequência de Aulas, Ácidos e bases, pH.

Data da defesa: 24/01/2025

Semestre letivo da defesa: 2024-2

Data da versão final: 03/02/2025

Data da publicação: 03/02/2025

Referência: Carvalho, L. V. GRAUS DE LIBERDADE OFERTADOS AOS ALUNOS DURANTE UM ESTUDO DE CASO ENVOLVENDO CONCEITOS DE pH ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O PLANEJADO E O EXECUTADO . 2025. 55 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: O ensino de Química no nível médio enfrenta desafios significativos, como a dificuldade de despertar o interesse dos estudantes por temas muitas vezes abstratos e desconectados de suas vivências cotidianas. A falta de contextualização e a abordagem tradicional, centrada na transmissão de conteúdos pelo professor, podem limitar o protagonismo dos alunos e dificultar a aplicação prática dos conceitos, o que exige metodologias que promovam não apenas o aprendizado dos conteúdos, mas também o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e autonomia. O ensino por investigação possibilita que os alunos sejam protagonistas de seu aprendizado, relacionando os conteúdos químicos com situações reais ou fictícias. Além disso, incentiva a reflexão, a curiosidade científica e a integração entre teoria e prática, proporcionando um aprendizado mais significativo e conectado com a realidade dos estudantes (Silva, 2024). O estudo de caso ??José e a dieta da gastrite?? foi utilizado como eixo central para contextualizar o conteúdo e promover a participação ativa dos estudantes. Durante as aulas, foram adotadas estratégias diversificadas, como jogos, simuladores e escrita de cartas, visando estimular o pensamento crítico, a autonomia e a aplicação dos conceitos químicos. Os resultados indicaram que a análise dos graus de liberdade nas atividades investigativas destacou avanços significativos no engajamento e na autonomia dos estudantes. O planejamento contemplou níveis mais elevados de liberdade intelectual, como na formulação de hipóteses e na resolução de problemas pelos alunos, embora a execução tenha enfrentado limitações, como as restrições de tempo. Evidenciou-se, portanto, que quando bem estruturadas, as aulas investigativas permitem maior protagonismo dos estudantes e favorecem a aprendizagem (Gandra, 2022), o que reforça a importância de uma formação inicial sólida, para que futuros professores saibam lidar com os desafios inerentes em uma sala de aula, como a gestão do tempo. Posto isso, investigou-se, os graus de liberdade, com base no referencial de Carvalho (2018), das aulas planejadas e executadas que foram estruturadas a partir de um caso e conduzida em uma escola estadual, envolvendo a elaboração e aplicação de uma sequência de aulas investigativa sobre o conteúdo de pH, estruturada em quatro aulas.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / quimica_licenciatura/index.php?dados=20242202010158

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Luiza Vilela Carvalho e Universidade Federal de Lavras

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