Título: GRAUS DE LIBERDADE OFERTADOS AOS ALUNOS DURANTE UM ESTUDO DE CASO ENVOLVENDO CONCEITOS DE pH ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O PLANEJADO E O EXECUTADO
Autoria de: Luiza Vilela Carvalho
Orientação de: Marianna Meirelles Junqueira
Presidente da banca: Marianna Meirelles Junqueira
Primeiro membro da banca: Paulo Ricardo da Silva
Segundo membro da banca: Renata Reis Pereira
Palavras-chaves: Ensino por investigação, Estudo de Caso, Sequência de Aulas, Ácidos e bases, pH.
Data da defesa: 24/01/2025
Semestre letivo da defesa: 2024-2
Data da versão final: 03/02/2025
Data da publicação: 03/02/2025
Referência: Carvalho, L. V. GRAUS DE LIBERDADE OFERTADOS AOS ALUNOS DURANTE UM ESTUDO DE CASO ENVOLVENDO CONCEITOS DE pH ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O PLANEJADO E O EXECUTADO . 2025. 55 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: O ensino de Química no nível médio enfrenta desafios significativos, como a dificuldade de despertar o interesse dos estudantes por temas muitas vezes abstratos e desconectados de suas vivências cotidianas. A falta de contextualização e a abordagem tradicional, centrada na transmissão de conteúdos pelo professor, podem limitar o protagonismo dos alunos e dificultar a aplicação prática dos conceitos, o que exige metodologias que promovam não apenas o aprendizado dos conteúdos, mas também o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e autonomia. O ensino por investigação possibilita que os alunos sejam protagonistas de seu aprendizado, relacionando os conteúdos químicos com situações reais ou fictícias. Além disso, incentiva a reflexão, a curiosidade científica e a integração entre teoria e prática, proporcionando um aprendizado mais significativo e conectado com a realidade dos estudantes (Silva, 2024). O estudo de caso ??José e a dieta da gastrite?? foi utilizado como eixo central para contextualizar o conteúdo e promover a participação ativa dos estudantes. Durante as aulas, foram adotadas estratégias diversificadas, como jogos, simuladores e escrita de cartas, visando estimular o pensamento crítico, a autonomia e a aplicação dos conceitos químicos. Os resultados indicaram que a análise dos graus de liberdade nas atividades investigativas destacou avanços significativos no engajamento e na autonomia dos estudantes. O planejamento contemplou níveis mais elevados de liberdade intelectual, como na formulação de hipóteses e na resolução de problemas pelos alunos, embora a execução tenha enfrentado limitações, como as restrições de tempo. Evidenciou-se, portanto, que quando bem estruturadas, as aulas investigativas permitem maior protagonismo dos estudantes e favorecem a aprendizagem (Gandra, 2022), o que reforça a importância de uma formação inicial sólida, para que futuros professores saibam lidar com os desafios inerentes em uma sala de aula, como a gestão do tempo. Posto isso, investigou-se, os graus de liberdade, com base no referencial de Carvalho (2018), das aulas planejadas e executadas que foram estruturadas a partir de um caso e conduzida em uma escola estadual, envolvendo a elaboração e aplicação de uma sequência de aulas investigativa sobre o conteúdo de pH, estruturada em quatro aulas.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Luiza Vilela Carvalho e Universidade Federal de Lavras
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