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Título: A AFETIVIDADE COMO UM ELEMENTO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM QUÍMICA UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Título alternativo: Affectivity as a Didactic Element in the Teaching-Learning Process of Chemistry A Literature Review

Autoria de: Joao Daniel Paulo da Silva

Orientação de: Francine de Paulo Martins Lima

Coorientação de: Paulo Ricardo da Silva

Presidente da banca: Francine de Paulo Martins Lima

Primeiro membro da banca: Paulo Ricardo da Silva

Segundo membro da banca: Renata Reis Pereira

Palavras-chaves: Afetividade, Henri Wallon, Processo Ensino-Aprendizagem, Revisão bibliográfica, Química

Data da defesa: 28/01/2025

Semestre letivo da defesa: 2024-2

Data da versão final: 06/02/2025

Data da publicação: 06/02/2025

Referência: Silva, J. D. P. d. A AFETIVIDADE COMO UM ELEMENTO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM QUÍMICA UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2025. 73 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: A monografia em questão, que possui como principal temática a Afetividade como um elemento didático fundamental no processo de ensino, utilizou-se como aporte teórico as contribuições de Henri Wallon (1879-1962) têm como objetivo geral a investigação do que diz a literatura dos últimos três anos a respeito do tema Afetividade no processo ensino-aprendizagem e suas contribuições para a disciplina de Química, e como objetivos principais identificar no banco digital de Teses e Dissertações (BDTD) o que versam sobre o tema afetividade neste processo, como também analisar o que a literatura sinaliza a respeito das contribuições para pensar em processos didáticos com foco na qualificação do ensino aprendizagem. Para a realização deste trabalho, tomou-se como princípio a abordagem qualitativa, tendo como premissa a revisão bibliográfica, tomando-se por objeto de pesquisa as teses e dissertações do banco digital de Teses e Dissertações dos últimos três anos. Onde, inicialmente foram encontrados, utilizando apenas os descritores ????afetividade????,????ensino???? e ????química???? como refinamento 258 trabalhos, porém, sob o olhar do autor, tendo em vista a temática abordada, refinou-se, um pouco mais, utilizando a datação de 2019 a 2023, totalizando-se 98 trabalhos. A partir disso, conforme varredura e refinamentos detalhados, por parte do autor que se fizeram necessários, dos 54 trabalhos encontrados na datação de 2021-2023, apenas três trabalhos foram escolhidos para esta monografia devido ao grau de similaridade e as contribuições existentes nos trabalhos de acordo com a temática. A análise e discussão dos dados destacou as contribuições de cada trabalho, demonstrando no trabalho de João Francisco Neves (2021) que identificou a influência das representações sociais e a afetividade no desinteresse dos alunos pela Química. Joyce Ingrid de Lima (2021) mostrou como a mediação pedagógica pode integrar afetividade e cognição, superando dicotomias no aprendizado. Já João Pedro Fermino Gutierrez (2022) analisou as percepções de professores de Ciências da Natureza sobre a afetividade em práticas pedagógicas, demonstrando sua importância no ensino significativo, sendo constatado o lugar da afetividade no processo de ensino-aprendizagem, levando-se em consideração as metodologias adotadas e considerando o sujeito aprendente como um ser completo, onde a dimensão afetiva torna-se presente e ganha visibilidade no contexto educacional da sala de aula, como um dos fatores principais no que se diz respeito a aprendizagem significativa e inovadora.

Abstract: The monograph in question, which focuses on Affectivity as a fundamental didactic element in the teaching process, is based on the theoretical contributions of Henri Wallon (1879-1962). Its general objective is to investigate what the literature from the last three years says about the theme of affectivity in the teaching-learning process and its contributions to the subject of Chemistry. The main objectives include identifying studies in the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) which address affectivity in this process and analyzing what the literature says about its contributions to developing didactic processes focused on improving teaching and learning. To conduct this study, a qualitative approach was adopted, with a bibliographic review as the primary methodology. The research object comprised theses and dissertations from the Digital Library of Theses and Dissertations published in the last three years. Initially, 258 studies were found using the descriptors affectivity, teaching, and chemistry as refinement criteria. However, considering the research theme, a more specific refinement was applied, selecting studies from 2019 to 2023, reducing the total to 98 works. After further screening and detailed refinements, out of 54 studies from 2021-2023, only three studies were chosen for this monograph due to their high degree of similarity and contributions to the topic.The analysis and discussion of the data highlighted each study????s contributions João Francisco Neves (2021) identified the influence of social representations and affectivity on students???? disinterest in Chemistry. Joyce Ingrid de Lima (2021) demonstrated how pedagogical mediation can integrate affectivity and cognition, overcoming learning dichotomies. João Pedro Fermino Gutierrez (2022) analyzed the perceptions of Natural Sciences teachers regarding affectivity in pedagogical practices, demonstrating its importance in meaningful teaching. The findings confirmed the role of affectivity in the teaching-learning process, emphasizing the adopted methodologies and recognizing the learner as a complete being, where the affective dimension becomes visible and significant within the educational context of the classroom. Affectivity emerged as one of the key factors in fostering meaningful and innovative learning.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / quimica_licenciatura/index.php?dados=20242201911032

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Joao Daniel Paulo da Silva e Universidade Federal de Lavras

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