Título: ANÁLISE DE CASOS ELABORADOS POR LICENCIANDOS EM QUÍMICA
Autoria de: Cinthia Pereira do Nascimento
Orientação de: Marianna Meirelles Junqueira
Presidente da banca: Marianna Meirelles Junqueira
Primeiro membro da banca: Paulo Ricardo da Silva
Segundo membro da banca: Josefina Aparecida de Souza
Palavras-chaves: Estudo, caso, investigação, formação, professor
Data da defesa: 05/12/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-2
Data da versão final: 15/12/2023
Data da publicação: 15/12/2023
Referência: Nascimento, C. P. d. ANÁLISE DE CASOS ELABORADOS POR LICENCIANDOS EM QUÍMICA. 2023. 52 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: O ensino tradicional no ambiente escolar, caracterizado pela transmissão de conhecimentos, baseado em aulas expositivas que fazem amplo uso de quadro, giz e livros didáticos, têm suscitado considerável desinteresse entre os estudantes. Essa falta de engajamento decorre, em parte, da percepção de que o professor detém exclusivamente o conhecimento, o que limita a participação ativa dos alunos nas aulas, incluindo a exposição de seus conhecimentos. O modelo tradicional de ensino, baseado nessas práticas mencionadas, têm contribuído para dificuldades de aprendizagem entre os estudantes, refletindo em um menor rendimento nas aulas. Deste ponto, é reconhecida a necessidade de preparar propostas de aulas com metodologias que possam efetivamente contribuir para o aprendizado dos estudantes. Nesse contexto, a metodologia denominada Estudo de Casos deve ser considerada como importante, colocando o estudante como protagonista do próprio processo de aprendizado. O presente trabalho de conclusão do curso de Química Licenciatura aborda a metodologia de Estudo de Casos, aprofundando-se na análise da elaboração de propostas de casos por alunos que cursaram a disciplina de Abordagens Investigativas no Ensino de Química no 5º período do curso de Química Licenciatura, no ano de 2020. A pesquisa consistiu em analisar quatro versões construídas de cinco estudantes que frequentaram a disciplina, categorizando-as com base no referencial de Heirred (1998). Além disso, o trabalho almejou contribuir para a reflexão sobre o desenvolvimento da atividade de elaboração de casos ao longo da formação inicial de professores. Os resultados indicam que os futuros professores não estavam familiarizados com as diversas características de um bom caso, destacando a importância de proporcionar uma compreensão mais aprofundada dessa metodologia de ensino durante a preparação para o magistério. Observou-se também que a evolução dos casos, ocorreu principalmente da primeira para a segunda versão. Essa mudança pode ser justificada pelos estudos de artigos e trabalhos explorados na disciplina, que somaram com as discussões e encontros realizados.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Cinthia Pereira do Nascimento e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo