Título: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE EMOÇÕES EXPERIMENTADAS EM AULAS DE QUÍMICA
Autoria de: Ana Carolina Silva
Orientação de: Paulo Ricardo da Silva
Presidente da banca: Paulo Ricardo da Silva
Primeiro membro da banca: Renata Reis Pereira
Segundo membro da banca: Debora Castro de Souza
Palavras-chaves: afetividade, dimensão docente, emoções, ensino médio, ensino de química
Data da defesa: 25/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 28/07/2023
Data da publicação: 28/07/2023
Referência: Silva, A. C. PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE EMOÇÕES EXPERIMENTADAS EM AULAS DE QUÍMICA. 2023. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: A Química é vista como abstrata e de difícil compreensão por parcela considerável dos estudantes, de maneira que nas últimas décadas o número de pesquisas na área cresceu consideravelmente, muitas em busca de novas estratégias para diversificação das aulas, pois a diversidade de estudantes pode implicar em diferentes formas de aprender. Porém, além das metodologias, devemos olhar para as emoções sentidas pelos estudantes em aula, pois elas podem criar um ambiente mais ou menos favorável para a aprendizagem, contribuindo para o interesse ou desinteresse dos alunos pela matéria. Assim, o presente trabalho objetivou avaliar as percepções dos estudantes do ensino médio sobre as emoções experimentadas nas aulas de Química. Os sujeitos desta investigação foram estudantes do 1º e 3º ano do ensino médio regular de uma escola estadual de Lavras, Minas Gerais. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, aplicado no final do ano letivo de 2022, com perguntas majoritariamente dissertativas. Utilizou-se a
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Ana Carolina Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo