Título: ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES ENVOLVENDO SOFTWARES NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA NO PERÍODO DE 2013 A 2023.
Título alternativo: ANALYSIS OF PUBLICATIONS INVOLVING SOFTWARES IN THE MAGAZINE QUÍMICA NOVA NA ESCOLA FROM 2013 TO 2023.
Autoria de: Isabella Carvalho Lopes
Orientação de: Renata Reis Pereira
Presidente da banca: Renata Reis Pereira
Primeiro membro da banca: Marianna Meirelles Junqueira
Segundo membro da banca: Josefina Aparecida de Souza
Palavras-chaves: Softwares, TICs, Ensino de Química, Publicações, Projetos
Data da defesa: 31/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 03/08/2023
Data da publicação: 03/08/2023
Referência: Lopes, I. C. ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES ENVOLVENDO SOFTWARES NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA NO PERÍODO DE 2013 A 2023.. 2023. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: A humanidade atualmente vive em um mundo tecnológico com decorrência do grande avanço no ambiente científico que possui um efeito na vida das pessoas como, comportamentos pessoais e em instituições sejam elas, escolar ou de trabalho, em ambientes sociais e políticos. Ademais, o uso de tecnologias educacionais tem sido destacado desde o final do século XX, e programas governamentais no Brasil, como EDUCOM, PROINFO e PROUCA, reconhecem sua importância nas escolas. Dessa maneira, devido ao grande avanço da tecnologia em vários setores da vida, inclusive a educação, observamos que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) faz menção em relação ao uso de tecnologias abrangendo TICs (Tecnologia de Informação e Comunicação). A utilização de softwares no ensino de química tem sido uma alternativa no processo educacional, pois possibilita a melhoria do processo de ensino e aprendizagem e apresenta possibilidades para o ensino de temas abstratos e de difícil compreensão. Dessa forma, este trabalho busca o levantamento so
Abstract: Humanity currently lives in a technological world as a result of the great advancement in the scientific environment that has an effect on peoples lives, personal behavior and institutions, whether school or work, in social and political environments. Furthermore, the use of educational technologies has been highlighted since the end of the 20th century, and government programs in Brazil, such as EDUCOM, PROINFO and PROUCA, recognize their importance in schools. Thus, due to the great advancement of technology in various sectors of life, including education, we observe that the National Common Curricular Base (BNCC) mentions the use of technologies including ICTs (Information and Communication Technology). The use of software in teaching chemistry has been an alternative in the educational process, as it enables the improvement of the teaching and learning process and presents possibilities for teaching abstract and difficult-to-understand themes. Thus, this work seeks to survey articles that address the use
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Isabella Carvalho Lopes e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo