SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Química (Licenciatura)

Título: Entendimento dos professores sobre as metodologias ativas no ensino de química

Autoria de: Jessica Megumi Obata

Orientação de: Rita de Cassia Suart

Presidente da banca: Rita de Cassia Suart

Primeiro membro da banca: Paulo Ricardo da Silva

Segundo membro da banca: Marianna Meirelles Junqueira

Palavras-chaves: Metodologias ativas, ensino aprendizagem, programa de formação, ensino de química, professores

Data da defesa: 24/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 31/07/2023

Data da publicação: 31/07/2023

Referência: Obata, J. M. Entendimento dos professores sobre as metodologias ativas no ensino de química. 2023. 59 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Muitas pesquisas mostram que as metodologias ativas têm como princípio o desenvolvimento de algumas habilidades como senso crítico, autonomia, trabalho em grupo, reflexão e argumentação. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo compreender o entendimento dos professores de química do ensino médio sobre as metodologias ativas. A pesquisa foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada com quatro professores da rede pública de ensino e estava dividida em quatro partes, sendo elas a sua formação, o espaço escolar, o entendimento sobre as metodologias ativas e os materiais didáticos utilizados e disponibilizados pela escola. Por meio das entrevistas conseguimos observar a importância de uma formação voltada para docência no ensino de química, bem como ações de formação continuada, já que três professores demonstraram maior afinidade com as metodologias ativas e serem adeptos ao uso delas após participarem dos programas, como PIBID e RP. Além disso, observamos que o processo de formação inici

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / quimica_licenciatura/index.php?dados=20231201820353

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Jessica Megumi Obata e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo