Título: UMA ANÁLISE DE SABERES DOCENTES MANIFESTADOS POR DOCENTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE
Autoria de: Zandor Leonardo Silva Ribeiro
Orientação de: Rita de Cassia Suart
Presidente da banca: Rita de Cássia Suart
Primeiro membro da banca: Paulo Ricardo da Silva
Segundo membro da banca: Josefina Aparecida de Souza
Palavras-chaves: Formação de professores, Concepções, Ensino superior, Saberes Docentes, Professor Reflexivo
Data da defesa: 25/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 28/07/2023
Data da publicação: 28/07/2023
Referência: Ribeiro, Z. L. S. UMA ANÁLISE DE SABERES DOCENTES MANIFESTADOS POR DOCENTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE. 2023. 57 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: É fato que a formação de professores hoje, em muitos aspectos, dista dos moldes de formação docente do século XX, onde um modelo tecnicista, que reduzia a prática docente a uma mera aplicação e reprodução de conceitos científicos, entende o papel do docente como simplesmente um transmissor de informações e o estudante assumindo um papel passivo no processo de ensino e aprendizagem. Por outro lado, os objetivos formativos presente nas resoluções mais atuais do CNE (Conselho Nacional de Educação) para os cursos de Licenciatura, destacam a importância da formação de um docente reflexivo, fundamentado na teoria articulada com a prática, e que seja, além de um profissional apto para exercer seu trabalho, capaz de atuar na sociedade e exercer seu papel de cidadão. Neste sentido, a perspectiva tecnicista de formação não contempla tais objetivos formativos, uma vez que ela não fomenta nos estudantes a criticidade e outras habilidades que contribuem para a formação de um cidadão, e reduz o ato de ensinar a um modelo estático de transmissão e reprodução conceitual. E no que se refere a idealidade da prática docente, Tardif elenca 4 saberes fundamentais para a formação do ser docente, e são eles o Saber Profissional, o Saber Experiencial, o Saber Disciplinar e o Saber Curricular. Cada qual com sua própria temporalidade e contexto de construção ao longo da formação de um docente. Sendo assim, compreendendo a importância da articulação e mobilização dos saberes docentes na atuação profissional, tais como seus processos de construção, e a importância da pesquisa na formação de professores, pôde-se pensar em instrumentos que permitissem investigar se os professores de um curso de Liceciatura em Química de uma Universidade Federal Mineira, compreendem o conceito dos saberes docentes e como esses se manifestam em suas práticas. Para isso, propôs-se primeiramente um questionário com o intuíto de inferir se os docentes reconheciam cada saber docente a partir das afirmações propostas. Posteriormente, uma entrevista semi-estruturada foi elaborada a fim de idenficar o reconhecimento e mobilização desses saberes na prática docente. Por meio dos questionários e entrevistas respondidos pelos docentes foi possível inferir, a partir da fundamentação teórica, se os professores entrevistados reconhecem e mobilizam cada saber docente em sua prática. Foi possível perceber uma diferença considerável entre o reconhecimento e a mobilização dos saberes, onde percebe-se a importância da valorização da reflexão no processo de construção dos saberes docentes, e como possivelmente, como a formação inicial e ambiental do docente pôde implicar neste processo. Neste sentido deve-se ressaltar a importância deste tipo de pesquisa em relação a qualidade dos cursos de licenciatura como um todo, além disso, ressalta-se a importância da entrevista realizada para o desenvolvimento do trabalho, uma vez que a partir dela, foi possível levar em consideração o contexto formativo dos docentes analisados, e, ainda que a quantidade de análises não permitam generalizar a qualidade do curso problematizado, foi possível sistematizar um panorama geral em relação aos saberes docentes dos docentes investigados.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Zandor Leonardo Silva Ribeiro e Universidade Federal de Lavras
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