Título: INVESTIGANDO RELAÇÕES DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA COM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO
Autoria de: Joyce Amélia Carvalho Silva
Orientação de: Paulo Ricardo da Silva
Presidente da banca: Paulo Ricardo da Silva
Primeiro membro da banca: Marianna Meirelles Junqueira
Segundo membro da banca: Josefina Aparecida de Souza
Palavras-chaves: Educação em Ciências, Espaços Não Formais de Educação, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas, Pedagogia Social.
Data da defesa: 18/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 28/07/2023
Data da publicação: 28/07/2023
Referência: Silva, J. A. C. INVESTIGANDO RELAÇÕES DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA COM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO. 2023. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: A educação é um processo complexo que vai além da sala de aula. Além do espaço formal, onde ocorrem as aulas regulares e o currículo oficial é seguido, existem os espaços não-formais, como museus, centros de ciência, praças e instituições culturais, que também contribuem para o desenvolvimento dos estudantes. A discussão sobre os espaços formais e não formais no contexto educacional é essencial, pois nos permite compreender a ampla gama de oportunidades de aprendizagem para os estudantes. Cada espaço oferece diferentes abordagens, recursos e experiências que podem complementar e enriquecer a formação do indivíduo. Nessa perspectiva, esta pesquisa buscou investigar se os professores em exercício utilizam espaços não formais e como os utilizam, analisando ainda as motivações que levam os professores a integrarem os alunos nesses espaços. Participaram da pesquisa 32 professores, de diferentes áreas, de oito escolas públicas de Lavras, Ingaí e Itumirim. A coleta de dados ocorreu entre os meses de fevereiro e abril de 2023, por meio da aplicação de um questionário, que foi deixado com os docentes nas escolas por cerca de uma semana. O questionário continha 10 questões, que buscavam mapear o perfil profissional dos docentes, suas concepções sobre espaços não formais e sua utilização ou não com os estudantes o público-alvo. Com relação aos resultados, observou-se um público composto por docentes atuando em disciplinas diversas, tanto nos anos iniciais e finais do ensino fundamental quanto no ensino médio. Percebeu-se, também, que boa parte dos docentes associa espaços não formais a espaços não escolares e com intencionalidade educativa, concepções estas de acordo com os referenciais adotados neste trabalho outro resultado verificado é que todos os docentes conhecem eou já visitaram algum espaço não formal, experiências essas prioritariamente durante o exercício profissional, ou seja, tiveram pouco contato com o assunto ao longo da formação inicial. Por fim, todos também consideram importante a utilização destes espaços, destacando motivos como aumento da motivaçãointeresse dos estudantes e espaços que permitam diversificar estratégias de ensino e facilitar a aprendizagem.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Joyce Amélia Carvalho Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo