Título: ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO COM O TEMA PESTICIDAS EM AULAS DE QUÍMICA AMBIENTAL DO ENSINO SUPERIOR
Autoria de: Mauricio Souza Novais
Orientação de: Renata Reis Pereira
Presidente da banca: Renata Reis Pereira
Primeiro membro da banca: Filippe Elias de Freitas Soares
Segundo membro da banca: Paulo Ricardo da Silva
Palavras-chaves: jogos, jogo didático, pesticidas, agrotóxicos, química ambiental.
Data da defesa: 07/03/2023
Semestre letivo da defesa: 2022-2
Data da versão final: 16/03/2023
Data da publicação: 16/03/2023
Referência: Novais, M. S. ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO COM O TEMA PESTICIDAS EM AULAS DE QUÍMICA AMBIENTAL DO ENSINO SUPERIOR. 2023. 77 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: De tabuleiros a videogames, os jogos estão e sempre estiveram presentes na sociedade desde os tempos mais antigos. Por serem capazes de proporcionar diversão e permitir o exercício do raciocínio e da imaginação, os jogos têm sido cada vez mais aliados à prática de ensino. Essa junção se dá exatamente pela união entre a função lúdica e a capacidade de promover o aprendizado. Desse modo, o presente trabalho propôs a elaboração e a aplicação de um jogo didático, com foco no tema Pesticidas. O jogo intitulado ??Batalha com Pesticidas?? trata de um jogo de cartas, com o objetivo principal de trabalhar a temática pesticidas, englobando a classificação toxicológica dos compostos, riscos ambientais e à saúde, ao passo que envolve os jogadores em partidas que requerem reflexões sobre suas escolhas de cartas e os possíveis riscos associados ao uso de determinados compostos. O jogo foi aplicado na disciplina de Química Ambiental, na Universidade Federal de Lavras, para uma turma de 18 estudantes do curso de Química (licenciatura e bacharelado) como método avaliativo dos conteúdos aprendidos nas aulas sobre Pesticidas. A aplicação foi registrada por meio de filmagem, as falas foram transcritas e os discursos analisados. Através das transcrições obtidas com as filmagens, foi possível perceber que o jogo promoveu debates embasados em Química Ambiental, criou relações entre os conteúdos aprendidos e os desafios presentes no jogo, ao passo que envolveu os estudantes durante a partida, permitindo momentos de aprendizagem, embora tenha sido utilizado para avaliar conhecimentos, além de promover a competitividade e permitir a busca e utilização de conhecimentos, aprendidos na disciplina, para a superação dos desafios propostos no jogo.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Mauricio Souza Novais e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo