Título: O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO POR MEIO DA METODOLOGIA DO ESTUDO DE CASO UMA PROPOSTA DESENVOLVIDA NO ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA
Autoria de: Mateus Oliveira Silva
Orientação de: Rita de Cassia Suart
Presidente da banca: Rita de Cássia Suart
Primeiro membro da banca: Josefina Aparecida de Souza
Segundo membro da banca: Marianna Meirelles Junqueira
Palavras-chaves: Estudo de Caso, Pensamento Crítico, CTSA, Modelo de Kortland, Motivação
Data da defesa: 14/03/2023
Semestre letivo da defesa: 2022-2
Data da versão final: 16/03/2023
Data da publicação: 16/03/2023
Referência: Silva, M. O. O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO POR MEIO DA METODOLOGIA DO ESTUDO DE CASO UMA PROPOSTA DESENVOLVIDA NO ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA. 2023. 70 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: O ensino de Química ainda persiste de forma mais tradicional e voltado para a memorização de fórmulas e conceitos em grande parte das escolas no ensino básico. Dessa forma, nessa pesquisa buscou-se utilizar da metodologia de Estudo de Caso, juntamente com uma contextualização CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente), como forma de romper com o ensino tradicional e colocar os alunos como protagonistas do seu aprendizado, mediando os alunos a desenvolverem diferentes habilidades cognitivas, relacionadas ao Pensamento Crítico. A pesquisa foi realizada com alunos do terceiro ano do Ensino Médio em uma escola pública, e demonstrou potencial para o desenvolvimento do Pensamento Crítico a partir do uso da metodologia de Estudo de Caso e contextualização CTSA, podendo ser inferido a partir dos resultados obtidos. O Caso desenvolvido para esta pesquisa, conta a história de um pai que precisa sustentar seus filhos na faculdade e decide produzir cachaça, porém, seu produto fica ruim e a principal problemática do Caso é que a cana-de-açúcar utilizada para produzir a cachaça foi irrigada com água salobra. Nesse sentido, trabalhou-se com os alunos conceitos de Temperatura de Fusão, Temperatura de Ebulição, Substância Simples, Substância Composta, Fases de uma Mistura, Destilação, Densidade, Oxidação, Descarte de lixo, Poluição e Reutilização. A análise foi feita com 10 alunos de Química do Ensino Médio, a partir de Questionários respondidos pelos estudantes, sendo que os dois primeiros foram elaborados segundo o Modelo de Kortland (1996). O referencial utilizado para análise foram categorias reelaboradas a partir de Fernandes et al., (2019). O sucesso da metodologia se deu, também, ao uso da abordagem investigativa, que motivou os alunos a participarem e se engajarem nas discussões propostas. Trabalhos que procurem metodologias de ensino que rompam com o ensino tradicional devem ser cada vez mais pesquisados, como forma de promover uma aprendizagem significativa para os alunos.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Mateus Oliveira Silva e Universidade Federal de Lavras
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