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Título: IDENTIFICAÇÃO DAS ZONAS DO PERFIL CONCEITUAL DE MOLÉCULA MANIFESTADAS POR DISCENTES DO CURSO DE QUÍMICA, EM TURMAS DE QUÍMICA ORGÂNICA, PARA COMPREENDER O PERFIL INDIVIDUAL DOS ALUNOS

Autoria de: Taisa Suelen de Lourdes Rezende

Orientação de: Renata Reis Pereira

Presidente da banca: Renata Reis Pereira

Primeiro membro da banca: Barbara Sayuri Bellete

Segundo membro da banca: Marianna Meirelles Junqueira

Palavras-chaves: Perfil Conceitual, Molécula, Ensino de Conceitos, Ensino Superior, Ensino de Química

Data da defesa: 08/03/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 15/03/2023

Data da publicação: 15/03/2023

Referência: Rezende, T. S. d. L. IDENTIFICAÇÃO DAS ZONAS DO PERFIL CONCEITUAL DE MOLÉCULA MANIFESTADAS POR DISCENTES DO CURSO DE QUÍMICA, EM TURMAS DE QUÍMICA ORGÂNICA, PARA COMPREENDER O PERFIL INDIVIDUAL DOS ALUNOS. 2023. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A pesquisa desta monografia se propôs analisar como ocorre a manifestação das diferentes zonas, que compõem o perfil conceitual de molécula proposto por Pereira (2020), em estudantes das disciplinas de Química Orgânica I e II, dos cursos de licenciatura e bacharelado em Química de uma Instituição de Ensino Superior do sul de Minas Gerais. O perfil conceitual utilizado é constituído por seis diferentes zonas que conceituam as formas de pensar e falar sobre o conceito de molécula. O objetivo foi pesquisar a estruturação individual de um perfil conceitual de molécula, analisando a pluralidade nas formas de falar e pensar desse conceito, observando assim os compromissos epistemológicos e ontológicos identificados na maneira de falar e pensar observadas nas respostas obtidas dos estudantes e como os perfis conceituais individuais podem influenciar o perfil geral do grupo. Consideramos que, se os discentes tomarem consciência das diferentes formas de pensar e falar o conceito de molécula, com base nas diferentes zonas proposta por esse perfil, eles poderão ter uma dominância pelo conteúdo estudado e pela utilização da linguagem científica. O percurso metodológico do estudo foi dividido em duas etapas analisar os dados obtidos por um questionário contendo perguntas discursivas propor uma estruturação do perfil conceitual dos indivíduos para identificação dos compromissos das principais zonas manifestadas por esses estudantes e comparar os perfis estruturados dos dois grupos de estudantes, visando compreender como os perfis individuais influenciam no perfil geral dos grupos. Os resultados mostraram que os indivíduos possuem um espectro amplo do perfil conceitual de molécula. Também foi observado a manifestação de respostas híbridas, associadas a respostas que possuem o uso de mais de uma zona do perfil conceitual. Há uma diferença em relação aos dois grupos analisados o grupo de Química Orgânica II possuindo maior espectro do conceito de molécula, isso foi observado devido ao alcance maior dos indivíduos desse grupo manifestarem em seu espectro individual quase todos os compromissos das zonas que compõem o perfil, o que demonstra maior consciência desse assunto por eles. Com isso, evidenciamos também a presença de algumas zonas sendo utilizadas com maior predominância que outras, como o caso da zona de átomos geometricamente arranjados, zona interacionista e zona composicionista. Assim, os discentes mesmo evidenciando alguns conceitos de conhecimentos mais profundo e polissêmicos sobre as moléculas, que podem ser interpretadas a níveis de física e química quântica como nas zonas que definem molécula moderna, a predominância se mantêm no uso de definições do conceito de molécula que permeiam as zonas que refletem mais a estruturação e interações das moléculas.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / quimica_licenciatura/index.php?dados=20222201810268

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Taisa Suelen de Lourdes Rezende e Universidade Federal de Lavras

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