Título: DESENVOLVIMENTO DE UM ESTUDO DE CASO EM UM COMPONENTE CURRICULARDE QUIMÍCA ORGÂNICA I DOMÍNIOS CTSA PRESENTES NAS RESOLUÇÕES PROPOSTAS POR ESTUDANTES DO CURSO DE QUÍMICA.
Autoria de: Daniela Aparecida Pamplona
Orientação de: Marianna Meirelles Junqueira
Coorientação de: Josefina Aparecida de Souza
Presidente da banca: Marianna Meirelles Junqueira
Primeiro membro da banca: Sérgio Scherrer Thomasi
Segundo membro da banca: Renata Reis Pereira
Terceiro membro da banca: Josefina Aparecida de Souza
Palavras-chaves: Estudo de Caso, CTSA, Química Orgânica, Ensino Superior, Ensino e aprendizagem.
Data da defesa: 27/07/2022
Semestre letivo da defesa: 2022-1
Data da versão final: 03/08/2022
Data da publicação: 03/08/2022
Referência: Pamplona, D. A. DESENVOLVIMENTO DE UM ESTUDO DE CASO EM UM COMPONENTE CURRICULARDE QUIMÍCA ORGÂNICA I DOMÍNIOS CTSA PRESENTES NAS RESOLUÇÕES PROPOSTAS POR ESTUDANTES DO CURSO DE QUÍMICA.. 2022. 62 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: O ensino de química ainda permeia um modelo de ensino tradicional, focado na memorização de fórmulas e conceitos, a qual o professor é visto como detentor de conhecimento e os alunos se tornam passivos em seu processo de aprendizagem. Por consequência, é essencial repensar metodologias de ensino que contribuem para a formação dos alunos, tornando-os os principais responsáveis pela sua aprendizagem. Assim é necessário propor atividades problematizadoras, que desafiem os alunos e despertem seu interesse, ocorrendo discussões entre aluno-aluno e aluno-professor, com levantamento de hipóteses, argumentação e resolução do problema solicitado. Na perspectiva de propor um ensino contextualizado e problematizador que visa uma aprendizagem mais efetiva do aluno, foi proposto a aplicação de um Estudo de Caso(EC) na disciplina de Química Orgânica I (GQI-106), que aconteceu remotamente. O caso envolveu a proposta de uma síntese de uma molécula que poderia originar um novo medicamento para depressão, doença muito comum n
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Daniela Aparecida Pamplona e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo