Título: ANÁLISE DOS RACIOCÍNIOS ARGUMENTATIVOS DESENVOLVIDOS DURANTE A RESOLUÇÃO DO ESTUDO DE CASO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA ORGÂNICA DO ENSINO SUPERIOR
Autoria de: Marcela das Dores Machado Ferreira
Orientação de: Josefina Aparecida de Souza
Coorientação de: Marianna Meirelles Junqueira
Presidente da banca: Josefina Aparecida de Souza
Primeiro membro da banca: Paulo Ricardo da Silva
Segundo membro da banca: Sérgio Scherrer Thomasi
Palavras-chaves: Argumentação, Metodologia, Ensino, Ensino de química, Raciocínios.
Data da defesa: 24/08/2022
Semestre letivo da defesa: 2022-1
Data da versão final: 20/09/2022
Data da publicação: 20/09/2022
Referência: Ferreira, M. d. D. M. ANÁLISE DOS RACIOCÍNIOS ARGUMENTATIVOS DESENVOLVIDOS DURANTE A RESOLUÇÃO DO ESTUDO DE CASO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA ORGÂNICA DO ENSINO SUPERIOR. 2022. 97 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: O estudo de caso é uma metodologia de ensino que pode proporcionar a autonomia para que os alunos envolvidos construam seus próprios conhecimentos e questionem sobre eles. Esta é uma metodologia de ensino baseada na resolução de problemas. O estudo de caso tem a possibilidade de auxiliar o estudante a desenvolver habilidades, como trabalhar em equipe ou de forma individual, além de criticar, criar hipóteses, dialogar, argumentar e propor soluções para o problema. A habilidade de argumentar é uma necessidade presente na vida de todos os cidadãos, este é um processo social. Argumentar é uma das formas de convencer o outro sobre suas ideias estarem corretas, e para isso, é necessário utilizar justificativas coerentes para torná-las ainda mais convincentes. Assim, o objetivo do presente trabalho foi analisar as linhas de raciocínios argumentativos desenvolvidos por estudantes matriculados na disciplina de Química Orgânica I do curso de Química licenciatura e bacharelado da Universidade Federal de Lavras, com foco na resolução de um estudo de caso adaptado para o tema fármacos. Essa análise foi feita utilizando a ferramenta proposta por Martins e Justi (2017). Após a análise das LRA foi feita uma classificação quanto ao nível de complexidade de cada LRA baseado também no referencial de Martins e Justi (2017). A narrativa do caso já existia, esta foi adaptada para abordar o contexto que o mundo está vivendo, que é a pandemia causada pelo vírus covid-19. A resolução do caso foi entregue na forma de um trabalho escrito e posteriormente realizada uma apresentação oral. Essa análise foi feita em dois grupos. Durante a resolução do caso, os estudantes realizaram algumas atividades que os auxiliaram a entender e resolver o problema descrito na narrativa do mesmo. Depois de finalizar todas as atividades propostas, os estudantes responderam a um questionário de feedback para opinar sobre a aplicação da metodologia e também sobre o desenvolvimento de algumas habilidades. De acordo com as respostas obtidas neste questionário é possível concluir que os estudantes conseguiram desenvolver as habilidades que a metodologia estudo de caso propõe. A partir dos dados obtidos, pode-se concluir que os estudantes conseguiram desenvolver a habilidade de argumentar e desenvolver as linhas de raciocínios argumentativos utilizando justificativas e evidências para dar mais suporte as teorias defendidas. Além de expressar os argumentos, os grupos também apresentaram mecanismos de reações para auxiliar no entendimento dos mesmos.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Marcela das Dores Machado Ferreira e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo