Título: Análise de vídeos sugeridos pelos livros didáticos aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) 2021, da área de Ciências da Natureza e suas tecnologias, utilizando a Teoria Cognitiva de Análise Multimídia
Autoria de: Deyvison Venturin
Orientação de: Rita de Cassia Suart
Presidente da banca: Rita de Cassia Suart
Primeiro membro da banca: Josefina Aparecida de Souza
Segundo membro da banca: Paulo Ricardo da Silva
Palavras-chaves: Análise de Videoaulas, Aprendizagem Multimídia, Ensino de Ciências, Livro Didático, PNLD
Data da defesa: 26/04/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 04/05/2022
Data da publicação: 04/05/2022
Referência: Venturin, D. Análise de vídeos sugeridos pelos livros didáticos aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) 2021, da área de Ciências da Natureza e suas tecnologias, utilizando a Teoria Cognitiva de Análise Multimídia. 2022. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: A escolha dos livros didáticos é realizada por meio da análise de muitos critérios, e, para que eles possam ser selecionados, devem estar em acordo com o PNLD (Plano Nacional do Livro Didático) vigente, 2021. Esses critérios se enquadram nas necessidades do momento, acompanhando as inovações e a realidade na qual os alunos se encontram. Em sua última atualização, um dos critérios está na presença de indicação de vídeos como material complementar para os alunos, já que a busca por materiais complementares, como as videoaulas, vêm aumentando desde os últimos anos, além de que a utilização de vídeos no Ensino de Ciências pode ser positiva, uma vez que muitos conteúdos podem apresentar ideias abstratas. E, para que estes vídeos sejam bem aproveitados pelos alunos, eles devem apresentar, de maneira coerente, imagens e palavras, tornando a aprendizagem multimídia efetiva na construção do conhecimento por parte do aluno. Escolhemos vídeos sugeridos nos livros Ser Protagonista (Volume 1), Matéria Energia e Vida (Volume 2 e 3), da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Conseguimos levantar nove videoaulas para analises. Para avaliar estes vídeos, usamos da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM), proposta inicialmente por Mayer, a qual possibilita classificar como satisfatória ou insatisfatória os princípios presentes nos vídeos apresentados nos livros aprovados pelo PNLD 2021. Após a análise, os vídeos sugeridos pelos livros apresentaram mais princípios classificados com insatisfatórios como os da Sinalização e da modalidade, e recorrentes como satisfatórios os da Contiguidade Temporal, Multimídia, Redundância e Voz. Mostrando a importância da utilização da TCAM para análise e elaboração desses materiais, visando a melhoria no processo de ensino e aprendizagem.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/55013
Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Deyvison Venturin e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo