Título: NÍVEIS INVESTIGATIVOS DE UMA AULA EXPERIMENTAL PLANEJADA E MINISTRADA POR BOLSISTAS DO PIBID QUÍMICA - UFLA
Autoria de: Lais de Souza Maciel
Orientação de: Marianna Meirelles Junqueira
Presidente da banca: Marianna Meirelles Junqueira
Primeiro membro da banca: Paulo Ricardo da Silva
Segundo membro da banca: Francislainy Natália da Silva
Palavras-chaves: Educação básica, ensino por investigação, níveis investigativos, plano de aula, regência.
Data da defesa: 02/05/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 07/05/2022
Data da publicação: 07/05/2022
Referência: Maciel, L. d. S. NÍVEIS INVESTIGATIVOS DE UMA AULA EXPERIMENTAL PLANEJADA E MINISTRADA POR BOLSISTAS DO PIBID QUÍMICA - UFLA. 2022. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: A abordagem do ensino por investigação está diretamente ligada as ações que envolvem a participação ativa dos alunos no processo de construção do conhecimento. Dentre as estratégias que podem ser usadas considerando as características do ensino por investigação, destacamos a experimentação uma estratégia que geralmente instiga um forte interesse entre os estudantes de variados níveis de escolarização. Neste contexto, o presente trabalho apresenta a análise dos níveis investigativos contemplados em um plano de aula e sua regência ministrada por bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). Especificamente, foram analisados o planejamento da aula experimental e a gravação da regência que envolveu a investigação da composição do queijo minas frescal. Esta aula fez parte de uma sequência de aulas com o tema ??O que tem em um copo de leite??? elaborada por um grupo formado por oito bolsistas. Os resultados apresentaram níveis investigativos elevados para o plano de aula, devido a aula não estar focada na discussão de um conteúdo pronto, mas na construção do conceito pelos alunos juntamente com o professor através do experimento. Na regência foram observados níveis investigativos mais baixos quando comparado ao planejamento, podendo estar diretamente ligado às dificuldades dos licenciandos em ministrar aulas com a abordagem do ensino por investigação, principalmente quando colocam em prática o que se idealizou no papel para a realidade do espaço escolar. Por isso, destacamos a importância de proporcionar aos futuros professores a experiência de construir seus próprios planos com atividades investigativas, aplicá-los e avaliá-los, pelas contribuições que se podem oferecer a formação inicial e também em tornar a aprendizagem mais efetiva, por possibilitar um maior compartilhamento de ideias entre professor-aluno e aluno-aluno.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54991
Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Lais de Souza Maciel e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo