Título: ABORDAGEM CTSA EM LIVROS DIDÁTICOS UMA ANÁLISE DE LIVROS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS UTILIZADOS NO NOVO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO
Título alternativo: CTSA APPROACH IN TEACHING BOOKS AN ANALYSIS OF BOOKS IN THE AREA OF NATURE SCIENCES AND THEIR TECHNOLOGIES USED IN NEW HIGH SCHOOL IN THE PUBLIC EDUCATION NETWORK
Autoria de: Elisangela Rezende
Orientação de: Rita de Cassia Suart
Presidente da banca: Rita de Cassia Suart
Primeiro membro da banca: Josefina Aparecida de Souza
Segundo membro da banca: Paulo Ricardo da Silva
Palavras-chaves: Contextualização, CTSA, Ensino de Química, Livro Didático, Novo Ensino Médio
Data da defesa: 03/05/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 05/05/2022
Data da publicação: 05/05/2022
Referência: Rezende, E. ABORDAGEM CTSA EM LIVROS DIDÁTICOS UMA ANÁLISE DE LIVROS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS UTILIZADOS NO NOVO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. 2022. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: Esta pesquisa se propôs a realizar uma análise de livros didáticos da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, direcionados ao Ensino Médio, na perspectiva da Educação CTSA com o objetivo de investigar a relação dos conteúdos apresentados com o enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, de forma a compreender como os livros utilizados na rede pública de ensino, que são recomendados pelo Ministério da Educação através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), abordam a contextualização CTSA nos conteúdos apresentados. Para isso, os procedimentos metodológicos tiveram como base a pesquisa qualitativa, a coleta de dados pautou-se na pesquisa documental e a análise dos dados caracterizou-se pela Análise de Conteúdo. A pesquisa se deu por meio da análise de 3 livros didáticos, com base nos referenciais de Marcondes et al. (2009) e Silva e Marcondes (2010), por meio de critérios para identificar níveis de contextualização no conteúdo apresentado pelos livros didáticos analisados, são eles Evolução e Universo (LOPES ROSSO, 2020), Terra e Equilíbrios (THOMPSOM et al., 2020) e O Conhecimento Científico (Amabis et al., 2020). A pesquisa se constituiu em identificar de que forma foi abordada a contextualização pautada nas concepções CTSA no conteúdo apresentado pelo material. A partir das análises realizadas, identificamos que os livros ainda apresentam uma abordagem resistente em fugir do ensino mais tradicional. A maioria de seus conteúdos não apresenta uma preocupação com fatores que contemplem o campo científico e tecnológico, bem como suas implicações sociais e ambientais, de forma a articular o ensino de Química com esta abordagem.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/55004
Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Elisangela Rezende e Universidade Federal de Lavras
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