Título: ESTUDO DE POSSÍVEIS MECANISMOS DA REAÇÃO MULTICOMPONENTE DE FORMAÇÃO DE N2 -ALQUIL-N3 - 2-(1,3,4-OXADIAZOL-2-IL) ARIL BENZOFURAN-2,3- DIAMINAS E ANÁLISE DE RMN TEÓRICO
Autoria de: Shayani Kimberly Benedito
Orientação de: Sergio Scherrer Thomasi
Presidente da banca: Sérgio Scherrer Thomasi
Primeiro membro da banca: Barbara Sayuri Bellete
Segundo membro da banca: Guilherme Max Dias Ferreira
Palavras-chaves: Reações Multicomponentes, 1, 3, 4-oxadiazol, benzofuranos
Data da defesa: 19/11/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 26/11/2021
Data da publicação: 26/11/2021
Referência: Benedito, S. K. ESTUDO DE POSSÍVEIS MECANISMOS DA REAÇÃO MULTICOMPONENTE DE FORMAÇÃO DE N2 -ALQUIL-N3 - 2-(1,3,4-OXADIAZOL-2-IL) ARIL BENZOFURAN-2,3- DIAMINAS E ANÁLISE DE RMN TEÓRICO. 2021. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: As Reações Multicomponentes ?? RMCs consistem em reações químicas onde três ou mais reagentes dão origem a um produto cuja maioria ou totalidade dos átomos de partida estão incorporados a ele. Através das RMCs é possível sintetizar 1,3,4-oxadiázois e benzofuranos, compostos heterocíclicos que podem apresentar atividades biológicas antitumorais, antivirais, antifúngicas, anti-inflamatórias, bactericidas e outras. Compostos híbridos entre essas duas classes podem se tornar importantes fármacos devido a combinação de propriedades biológicas. Uma classe de compostos híbridos contendo o anel 1,3,4-oxadiazol e o sistema benzofurano em suas estruturas, e que chamam atenção devido ao seu potencial farmacológico, são os derivados de N 2 -Alquil-N 3 -2-(1,3,4-oxadiazol-2-il) aril benzofuran-2,3-diaminas. Nesse sentido, este trabalho propôs e comparou dois diferentes mecanismos detalhados de como uma reação multicomponente desses compostos poderia proceder, sendo que um desses mecanismos é inédito na literatura, sugerindo estudos teóricos futuros sobre a energia de ativação das reações envolvidas, para elucidar qual seria a proposta mais provável de ocorrer. Também foram realizadas simulações, através do programa computacional NMR Simulator, de espectros de Ressonância Magnética Nuclear de 4 possíveis compostos dessa classe, obtidos a partir da variação de substituintes nos reagentes de partida. Os espectros apresentaram diferenças mais evidentes na região de olefínicos e aromáticos, devido à diferença de substituintes que estavam conectados aos anéis benzênicos dos compostos estudados.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54323
Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Shayani Kimberly Benedito e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo