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Título: ANÁLISE DOS NÍVEIS INVESTIGATIVOS E COGNITIVOS POTENCIALIZADOS PELO PLANO ESTUDO TUTORADO (PET) 2021 DE QUÍMICA

Título alternativo: ANALYSIS OF INVESTIGATIVE AND COGNITIVE INQUIRY LEVELS POWERED BY THE TUTORED STUDY PLAN (PET) 2021 OF CHEMISTRY

Autoria de: Delubio de Carvalho Selvati

Orientação de: Rita de Cassia Suart

Presidente da banca: Rita de Cassia Suart

Primeiro membro da banca: Paulo Ricardo da Silva

Segundo membro da banca: Camila Marra Abras

Palavras-chaves: Ensino por Investigação, Estudo Remoto, Níveis de Cognição, Níveis Investigativos, PET.

Data da defesa: 29/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 03/12/2021

Data da publicação: 03/12/2021

Referência: Selvati, D. d. C. ANÁLISE DOS NÍVEIS INVESTIGATIVOS E COGNITIVOS POTENCIALIZADOS PELO PLANO ESTUDO TUTORADO (PET) 2021 DE QUÍMICA. 2021. 63 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O ano de 2021 ficará marcado na história, por um processo de retomada à vida normal. Os impactos causados pela COVID-19 afetaram vários setores no Brasil e no Mundo e, um dos mais afetados, foi a área da educação. Ao serem afastados (presencialmente) por decretos governamentais, professores e alunos tiveram que aprender a utilizar metodologias adotadas pelo próprio governo para que o ano letivo não fosse cancelado. O ensino teve que ser adaptado e, em Minas Gerais, professores e alunos iniciaram o Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP). O Plano de Ensino Tutorado (PET) foi elaborado para ser uma metodologia para diminuir o efeito que a pandemia causou no ensino público. O PET é um material didático que apoia e orienta o aluno, servindo de referência para professor, enquanto que, para o aluno, auxilia na explicação pelo professor e na realização de atividades. No momento em que, alunos e professores estavam afastados devido ao REANP, seria importante o professor utilizar a abordagem de ensino por investigação, pois ela possibilita que o aluno tome suas próprias decisões, como pensar, argumentar, observar e explicar seus pensamentos, estando ativo no processo de ensino-aprendizagem e construíndo seu prórpio conhecimento. Assim, este trabalho fundamenta-se em analisar o conteúdo apresentado no PET, observando se este conteúdo contempla o ensino por investigação e os níveis de cognição presente no material didático. Após as análises, é notório que o PET pouco aborda o ensino por investigação e as questões propostas no material, não estimulam o aluno pensar, solicitando apenas que aluno recorde ou aplique leis e conceitos. Era esperado que, pelo menos, metade das questões do PET fossem mais dinâmicas e que os alunos precisassem elaborar hipóteses para respondê-las, mas isso não foi evidenciado.

Abstract: The year 2021 will be marked in history, by a process of resuming normal life. The impacts caused by COVID-19 affected several sectors in Brazil and in the world, and one of the most affected was the area of education. Upon being removed (in person) by government decrees, teachers and students had to learn to use methodologies adopted by the government itself so that the school year was not canceled. Teaching had to be adapted and, in Minas Gerais, teachers and students started the Special Regime of Non-Presence Activities (REANP). The Tutored Teaching Plan (PET) was designed to be a methodology to reduce the effect that the pandemic had on public education. PET is a didactic material that supports and guides the student, serving as a reference for the teacher, while, for the student, it helps the teacher to explain and carry out activities. At a time when students and teachers were away due to REANP, it would be important for the teacher to use the research teaching approach, as it allows the student to make their own decisions, such as thinking, arguing, observing and explaining their thoughts, while being active in the teaching-learning process and building their own knowledge. Thus, this work is based on analyzing the content presented in the PET, observing whether this content contemplates teaching by investigation and the levels of cognition present in the teaching material. After the analyses, it is clear that PET does not address teaching by investigation and the questions proposed in the material do not encourage the student to think, only asking the student to remember or apply laws and concepts. It was expected that at least half of the PET questions would be more dynamic and that students would need to develop hypotheses to answer them, but this was not evidenced.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / quimica_licenciatura/index.php?dados=20211201621245

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53822

Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Delubio de Carvalho Selvati e Universidade Federal de Lavras

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