Título: CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS E PROFESSORES DE QUÍMICA PARTICIPANTES DO PIBID E RP SOBRE O USO DE JOGOS NO ENSINO MÉDIO
Autoria de: Fabiana Moreira de Carvalho
Orientação de: Marianna Meirelles Junqueira
Presidente da banca: Marianna Meirelles Junqueira
Primeiro membro da banca: Josefina Aparecida de Souza
Segundo membro da banca: Renata Reis Pereira
Palavras-chaves: dimensões, lúdico, jogos, educação básica, formação de professores
Data da defesa: 02/12/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 07/12/2021
Data da publicação: 07/12/2021
Referência: Carvalho, F. M. d. CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS E PROFESSORES DE QUÍMICA PARTICIPANTES DO PIBID E RP SOBRE O USO DE JOGOS NO ENSINO MÉDIO . 2021. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O presente trabalho aborda o uso de jogos nas aulas de Química, buscando compreender esse emprego pelo olhar de licenciandos e professores de química participantes do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e RP (Residência Pedagógica). Considerando este contexto, entende-se que é importante que os professores de química reconheçam a real interpretação da educação lúdica para que possam usar os jogos nas aulas de química de modo a favorecer a aprendizagem. Para reconhecer algumas concepções dos licenciandos e professores, foi aplicado um questionário online com perguntas abertas e fechadas contando com a participação de dez licenciandos participantes dos projetos PIBID e RP e dois professores em exercício, sendo supervisor e preceptor respectivamente dos projetos. As respostas foram analisadas por meio de análise de conteúdo considerando as dimensões lúdicas propostas por Lima (2015). Um jogo usado em uma aula pode contribuir como um recurso facilitador nos processos de ensino e apre
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53969
Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Fabiana Moreira de Carvalho e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo