Título: EDUCAÇÃO, ESCOLA E SOCIEDADE RELATO E ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ORIENTADA A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Título alternativo: EDUCATION, SCHOOL AND SOCIETY ANALYSIS OF ELEMENTS OF A TEACHING SEQUENCE BASED ON HISTORICAL-CRITICAL PEDAGOGY IN THE CONTEXT OF TEACHER EDUCATION
Autoria de: Felipe Fernandes Silva
Orientação de: Marina Battistetti Festozo
Coorientação de: Carolina de Souza Oliveira
Presidente da banca: Marina Battistetti Festozo
Primeiro membro da banca: Camila Oliveira Lourenço
Segundo membro da banca: Mariana Nayara Bonilha de Andrade
Palavras-chaves: Educação, Escola, Sociedade, Formação de Professores, Pedagogia Histórico-Crítica
Data da defesa: 26/11/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 01/12/2021
Data da publicação: 01/12/2023
Referência: Silva, F. F. EDUCAÇÃO, ESCOLA E SOCIEDADE RELATO E ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ORIENTADA A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2021. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: No espectro da educação, vivenciamos hoje uma modalidade de ensino de caráter excepcional, em decorrência da pandemia do coronavírus, e que contempla somente uma parcela da sociedade que dispõe da infraestrutura necessária para sua viabilização o chamado ensino remoto. Ao buscar entender esse movimento de exclusão através da história, constata- se que essa condição não é especial de nosso tempo. Historicamente, a grande maioria dos brasileiros e brasileiras estiveram às margens da educação. Nesse sentido, se estamos nos organizando num movimento que objetive uma educação emancipatória, torna- se imprescindível que busquemos apreender em que medida se estabelecem as relações entre educação, escola e a sociedade. Enquanto uma das sínteses que buscam compreender esse fenômeno de forma crítica, e repensar estratégias para que nos entendamos nesse movimento rumo a verdadeira liberdade, está a Pedagogia Histórico-Crítica. Fora a partir de uma leitura dela, e de uma interpretação a respeito da prática pedagógica hi
Abstract: In the education spectrum, we are currently experiencing an exceptional teaching modality, due to the pandemic of the coronavirus, and that contemplates only a portion of society that has the necessary infrastructure for its viability the so-called remote education. In trying to understand this movement of exclusion throughout history, we can see that this condition is not unique to our time. Historically, the vast majority of Brazilians have been on the margins of education. In this sense, if we are organizing ourselves in a movement that aims at a quality education for all, it is essential that we try to understand to what extent the relationships between education, school, and society are established. Critical Historical Pedagogy is one of the syntheses that seeks to understand this phenomenon in a critical way, and to rethink strategies so that we understand ourselves in this movement towards true freedom. It was from a reading of it, and from an interpretation of the critical-historical pedagogical prac
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Felipe Fernandes Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo