Título: ANÁLISE DAS POTENCIALIDADES DE UM ESTUDO DE CASO ELABORADO PARA O COMPONENTE CURRICULAR QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL II NO ENSINO SUPERIOR VISANDO A PROMOÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO
Autoria de: Vitoria Eduarda Assis de Brito
Orientação de: Rita de Cassia Suart
Presidente da banca: Profa. Dra. Rita de Cássia Suart
Primeiro membro da banca: Profa. Dra. Marianna Meirelles Junqueira
Segundo membro da banca: Prof. Dr. Marcio Pozzobon Pedroso
Palavras-chaves: Ensino Superior, Química Analítica, Estudo de Caso, Sequência de Aulas, Pensamento Crítico.
Data da defesa: 29/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 30/06/2021
Data da publicação: 30/06/2021
Referência: Brito, V. E. A. d. ANÁLISE DAS POTENCIALIDADES DE UM ESTUDO DE CASO ELABORADO PARA O COMPONENTE CURRICULAR QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL II NO ENSINO SUPERIOR VISANDO A PROMOÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO. 2021. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O processo de aprendizagem no ensino de química ainda tem sido voltado para uma perspectiva mais tradicional, pautado em uma aprendizagem mecânica que pouco favorece a construção do conhecimento. Assim também acontece no Ensino Superior, faltam investigações quanto a metodologias e estratégias que estimulem os alunos a serem protagonistas em sala de aula. Nesse sentido, buscando investigar esta etapa do processo formativo, o presente trabalho objetivou a análise das potencialidades da metodologia de Estudo de Caso (EC) no ensino superior, por meio do componente curricular Química Analítica Experimental II nos cursos de bacharelado e licenciatura em Química, visando a promoção do Pensamento Crítico (PC). Para isso, foi elaborado um Caso hipotético e planejada uma Sequência de Aulas (SA) para orientar os alunos em sua resolução, contando com algumas estratégias de ensino e atividades que podem auxiliar os alunos na tomada de decisão. Neste trabalho foi analisado o caso elaborado, tendo em vista a caracterização
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47521
Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Vitoria Eduarda Assis de Brito e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo