Título: ANÁLISE DO PLANO DE ENSINO TUTORADO (PET) INVESTIGAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE AS PERGUNTAS E O CONTEÚDO APRESENTADO PET DE MINAS GERAIS
Título alternativo: ANALYSIS OF THE TUTORED EDUCATION PLAN (PET) INVESTIGATION OF THE RELATIONSHIP BETWEEN QUESTIONS AND THE CONTENT PRESENTED PET DE MINAS GERAIS
Autoria de: Lara Rafaela de Souza Oliveira
Orientação de: Rita de Cassia Suart
Presidente da banca: Rita de Cassia Suart
Primeiro membro da banca: Josefina Aparecida de Souza
Segundo membro da banca: Paulo Ricardo da Silva
Palavras-chaves: Plano de Ensino Tutorado, Ensino Remoto, Ensino-Aprendizagem, Perguntas, Entrevistas.
Data da defesa: 10/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 25/06/2021
Data da publicação: 25/06/2021
Referência: Oliveira, L. R. d. S. ANÁLISE DO PLANO DE ENSINO TUTORADO (PET) INVESTIGAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE AS PERGUNTAS E O CONTEÚDO APRESENTADO PET DE MINAS GERAIS. 2021. 97 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O Plano de Estudo Tutorado (PET) foi implementado em Minas Gerais com o intuito de amenizar os prejuízos causados pela COVID -19 no ensino público, ou seja, foi uma medida temporária para dar continuidade ao ano letivo de 2020. Essa monografia tem por finalidade investigar o conteúdo apresentado no PET Volume 1 do 1???????????????? ano do EM para a resolução das perguntas propostas ao final da semana de estudos, de forma a possibilitar a sua conclusão pelos estudantes. Esse estudo se deu por meio da análise do plano de ensino tutorado, com base nos referenciais de Chamizo e Izquierdo (2008), Suart e Marcondes (2009) na elaboração de critérios para identificar níveis de acesso à informação das perguntas propostas. Também foram realizadas entrevistas com professores de química e alunos do 1???????????????? ano do ensino médio, de forma a identificar quais as opiniões dos entrevistados com relação ao Ensino Remoto Emergencial e o PET. A pesquisa consistiu em identificar de que forma o PET está estruturado e quais os elementos conceituais ele apresenta para que os alunos consigam responder às perguntas propostas. A partir das análises realizadas, identificamos que a maioria das perguntas propostas pelo PET podem ser respondidas com base nos conteúdos disponíveis nos links de apoio, ou seja, os textos conceituais servem como base mas, na maioria das vezes, ele não trazem os subsídios necessários para que o aluno responda as perguntas com base no que ele fornece como conceito.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47593
Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Lara Rafaela de Souza Oliveira e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo