Título: PRÉ-FORMULAÇÃO E ANÁLISE DO PERFIL DO CONSUMIDOR DE UMA LINHA DE COSMÉTICOS NATURAIS
Autoria de: Sarah Fileni Prodocimo
Orientação de: Juliana Mesquita Freire
Coorientação de: Luciana de Matos Alves Pinto
Presidente da banca: Juliana Mesquita Freire
Primeiro membro da banca: Luciana de Matos Alves Pinto
Segundo membro da banca: Luciana Lopes Silva Pereira
Palavras-chaves: Resíduos agroindustriais, compostos fenólicos, atividade antioxidante, atividade fotoprotetora, biocosméticos.
Data da defesa: 05/05/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 22/05/2021
Data da publicação: 22/05/2021
Referência: Prodocimo, S. F. PRÉ-FORMULAÇÃO E ANÁLISE DO PERFIL DO CONSUMIDOR DE UMA LINHA DE COSMÉTICOS NATURAIS . 2021. 87 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O mercado de cosméticos natural, orgânico e vegano está em expansão. O crescimento desse setor está relacionado com o público mais exigente em relação à qualidade, sustentabilidade, preferência de produtos naturais e orgânicos que não sejam testados em animais e apresentem menor incidência de alergias. Isso faz com que as indústrias busquem tecnologias sustentáveis para atender o consumidor. Além disso, a busca pela sustentabilidade tem impulsionado pesquisas que agreguem valor aos resíduos, um dos principais problemas ambientais gerados nas indústrias, que quando não tratados oferecem riscos ao meio ambiente. Uma das possibilidades para reaproveitamento na indústria alimentícia é a reutilização e aplicação dos resíduos de frutas em cosméticos. As frutas são ricas em bioativos que podem ser encontradas na casca, polpa e semente. Entre os bioativos estão os compostos fenólicos, que são substâncias que podem atuar como antioxidantes, amplamente utilizados na indústria de cosmetologia. Pesquisas demonstram que o extrato do resíduo da uva possui atividade fotoprotetora, possibilitando a sua aplicação em protetores solares. Tendo em vista que a produção de sucos e vinho desperdiça cerca de 20 da massa do fruto de uva e seu potencial para aplicação em cosméticos, observamos a possibilidade de desenvolver produtos cosméticos naturais que agreguem valor a esse resíduo. Após uma pesquisa teórica por meio de artigos, teses, monografias e websites sobre cosméticos naturais, certificações, matérias-primas e resíduos da uva, constatou-se a viabilidade de desenvolver pré-formulações de qualidade e que utilizasse o resíduo do processamento da uva. Foi desenvolvida uma linha de produtos naturais denominada ??Natural Care??. A linha é composta por um xampu líquido, xampu sólido, condicionador líquido, condicionador sólido, sabonete esfoliante líquido, esfoliante sólido, creme esfoliante e protetor solar. Nas pré-formulações foram utilizados extratos aquosos e hidroalcóolicos e a farinha proveniente do resíduo do processamento da uva. Desse modo, a linha de pré-formulações de cosméticos naturais utilizando o resíduo da uva demonstrou a viabilidade de produzir cosméticos naturais de acordo com as certificadoras e de proporcionar a reutilização de resíduos da uva. Também foi aplicado um questionário para avaliar o conhecimento e interesse do consumidor sobre os biocosméticos. Os dados referentes à aplicação do questionário indicaram que os consumidores estão mais interessados por cosméticos naturais.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47469
Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Sarah Fileni Prodocimo e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo