Título: Afetividade, recurso para a prática docente e sua defluência sob o processo de aprendizagem Investigando e confrontando concepções de professores em exercício.
Autoria de: Tamires Fátima Nogueira dos Anjos
Orientação de: Josefina Aparecida de Souza
Coorientação de: Paulo Ricardo da Silva
Presidente da banca: Josefina Aparecida de Souza
Primeiro membro da banca: Rita de Cassia Suart
Segundo membro da banca: Marianna Meirelles Junqueira
Palavras-chaves: Afetividade, Formação Docente, Processo de ensino e aprendizagem, Psicanálise e educação, Saberes Docentes.
Data da defesa: 22/04/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 14/06/2021
Data da publicação: 14/06/2021
Referência: Anjos, T. F. N. d. Afetividade, recurso para a prática docente e sua defluência sob o processo de aprendizagem Investigando e confrontando concepções de professores em exercício.. 2021. 98 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Essa pesquisa foi desenvolvida a partir dos seguintes questionamentos ????Os professores em exercício compreendem e fazem uso dos aspectos afetivos? Com base nisso, como esta compreensão pode afetar positiva e negativamente o processo de ensino e aprendizagem?????. Uma vez que, o intuito era compreender como aspectos encontrados sobre afetividade poderiam implicar no processo de ensino e aprendizagem, por meio de ações com professores em exercício. Para tal, a pesquisa fundamentou-se na perspectiva qualitativa. Inicialmente, foi aplicado um questionário afim de analisar qual seria a relação e o conhecimento de 17 professores em exercício da prática docente, com o tema afetividade, seguido de uma intervenção, na qual, foi realizada uma roda de conversa ministrada por uma psicanalista clínica, apresentando a temática ????Um olhar psicanalítico para a prática docente????. Os resultados indicaram a importância em se estabelecer e perceber as relações de afetividade num ambiente escolar, entretanto, percebeu-se pela representatividade dos dados que apenas 29,4 dos professores afirmaram ter estudado sobre estas questões ao longo da formação inicial, demonstrando falta de oportunidade de reflexões durante a graduação, sendo este contato promovido principalmente a partir da experiência docente. Avalia-se que por meio do estudo teórico, pode-se ampliar o conhecimento sobre o tema, contribuindo assim para a formação profissional. Como possível consideração, destaca-se a importância em compreender o aspecto multidimensional que está envolvido no processo de ensino. Para minha formação acadêmica em particular, como contribuição a partir do desenvolvimento da pesquisa, cito que, corroborou para fortalecer a minha concepção quanto a minha postura como docente podendo ser esta permeada pelo afeto e que além de auxiliar no desenvolvimento cognitivo também, amparo o crescimento e desenvolvimento pessoal. Espera-se que este trabalho de pesquisa possa ser válido para professores que acreditem ser importante a implementação da afetividade no processo de ensino e um incentivo para aqueles que desconheçam ou pouco refletiram sobre o assunto.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47400
Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Tamires Fátima Nogueira dos Anjos e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo