Título: ESTUDO TEÓRICO ENTRE PESTICIDAS ORGANOFOSFORADOS E ORGANOFOSFOTIOATOS E A ENZIMA ACETILCOLINESTERASE HUMANA (HssAChE)
Título alternativo: THEORETICAL STUDY BETWEEN ORGANOPHOSPHORUS AND ORGANOPHOSPHOTIOATES AND THE HUMAN ACETYL CHOLINESTERASE ENZYME (HssAChE)
Autoria de: Isabela Aparecida Militani
Orientação de: Teodorico de Castro Ramalho
Coorientação de: Daiana Teixeira Mancini
Presidente da banca: Teodorico de Castro Ramalho
Primeiro membro da banca: Alexandre Alves de Castro
Segundo membro da banca: Letícia Cristina de Assis
Terceiro membro da banca: Thais Aparecida Sales (Coorientadora)
Palavras-chaves: Docking, Enzima Acetilcolinesterase Humana, Pesticidas organofosforados, Reação de dessulfuração oxidativa, Toxicidade.
Data da defesa: 23/03/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 23/03/2021
Data da publicação: 23/03/2021
Referência: Militani, I. A. ESTUDO TEÓRICO ENTRE PESTICIDAS ORGANOFOSFORADOS E ORGANOFOSFOTIOATOS E A ENZIMA ACETILCOLINESTERASE HUMANA (HssAChE). 2021. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Os pesticidas possuem propriedades letais, capazes de eliminar ou controlar um organismo vivo, ou seja, bloqueiam os processos metabólicos vitais dos organismos. Eles são eficazes no controle de pragas, aumentando a produtividade e a qualidade dos alimentos, mas ao mesmo tempo, provocam graves problemas ambientais e para a saúde humana, pois apresentam grande toxicidade. Os pesticidas mais utilizados e que são considerados tóxicos, são conhecidos como organofosforados, e esses tem sido motivo de estudo sobre o seu metabolismo e toxicologia. A toxicidade desses pesticidas é aumentada quando ocorrem reações de dessulfuração metabólica oxidativa, onde a ligação PS é transformada em uma ligação PO. Baseado nesse contexto, o objetivo desse trabalho é estudar o modo de interação de diferentes pesticidas organofosforados (com ligações PS e PO) com a enzima Acetilcolinesterase humana (HssAChE), utilizando-se as técnica de ancoramento molecular (docking). Os resultados teóricos obtidos mostraram que os organofosforados com ligação PO apresentaram valores de energia de interações intermoleculares mais estáveis do que os compostos com ligação PS no sítio ativo da enzima HssAChE. Dentre os organofosforados, o paration com ligação PO foi o que obteve um melhor valor de energia de interação intermolecular dentro do sítio ativo da enzima acetilcolinesterase humana, sendo um valor igual a -76,22 kcal mol-1. Essa investigação teórica pode ser utilizada como um ponto de partida para direcionar o desenvolvimento de novas drogas a base de fósforo, contribuindo assim, para o tratamento de doenças neurodegenerativas.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47459
Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Isabela Aparecida Militani e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo