Título: O USO DE SIMULADORES NO ENSINO DE QUÍMICA UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO
Autoria de: Vítor Francisco dos Santos
Orientação de: Paulo Ricardo da Silva
Presidente da banca: Paulo Ricardo da Silva
Primeiro membro da banca: Rita de Cassia Suart
Segundo membro da banca: Josefina Aparecida de Souza
Palavras-chaves: Ensino de Química, Revisão Bibliográfica, Simulação, Simulador, Softwares no Ensino
Data da defesa: 09/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 25/06/2021
Data da publicação: 25/06/2021
Referência: Santos, V. F. d. O USO DE SIMULADORES NO ENSINO DE QUÍMICA UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO. 2021. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Junto ao surgimento de novas tecnologias, muitos campos da humanidade se preocupam com formas de ampliar e aplicar ferramentas tecnológicas no dia a dia das pessoas. Análogo a isso, o ensino de ciências, em especial o ensino de química, pode lançar mão dessas ferramentas, buscando aperfeiçoamento dos processos de ensino e aprendizagem. O trabalho se propõe a compreender como vem sendo o uso de simuladores no ensino de química, uma vez que tal estratégia vem ganhando destaque como um dos principais ramos da utilização de TICs em sala de aula. Foi realizado um levantamento bibliográfico com viés exploratório em dois periódicos da área de ensino ?? A revista ??Química Nova na Escola e a Revista?? ??Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista??. Para a seleção dos trabalhos, foram utilizadas as palavras ?? Simulador, Simulação e Software. Foram selecionados 20 trabalhos, destacando-se esses como 2 das publicações totais somadas de ambas as revistas encontramos nove simuladores diferentes usados nos trabalhos atomística foi o tema mais recorrente nas publicações, também marcadas por elevado número de trabalhos teóricos (reflexões e levantamentos) verificamos predominância de estudantes do Ensino Médio como público alvo dos trabalhos e, por fim, os autores mais citadas nos textos foram Marco Antônio Moreira e Eduardo Fleury Mortimer.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47887
Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Vítor Francisco dos Santos e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo