SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Química (Licenciatura)

Título: O USO DE SIMULADORES NO ENSINO DE QUÍMICA UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO

Autoria de: Vítor Francisco dos Santos

Orientação de: Paulo Ricardo da Silva

Presidente da banca: Paulo Ricardo da Silva

Primeiro membro da banca: Rita de Cassia Suart

Segundo membro da banca: Josefina Aparecida de Souza

Palavras-chaves: Ensino de Química, Revisão Bibliográfica, Simulação, Simulador, Softwares no Ensino

Data da defesa: 09/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 25/06/2021

Data da publicação: 25/06/2021

Referência: Santos, V. F. d. O USO DE SIMULADORES NO ENSINO DE QUÍMICA UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO. 2021. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Junto ao surgimento de novas tecnologias, muitos campos da humanidade se preocupam com formas de ampliar e aplicar ferramentas tecnológicas no dia a dia das pessoas. Análogo a isso, o ensino de ciências, em especial o ensino de química, pode lançar mão dessas ferramentas, buscando aperfeiçoamento dos processos de ensino e aprendizagem. O trabalho se propõe a compreender como vem sendo o uso de simuladores no ensino de química, uma vez que tal estratégia vem ganhando destaque como um dos principais ramos da utilização de TICs em sala de aula. Foi realizado um levantamento bibliográfico com viés exploratório em dois periódicos da área de ensino ?? A revista ??Química Nova na Escola e a Revista?? ??Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista??. Para a seleção dos trabalhos, foram utilizadas as palavras ?? Simulador, Simulação e Software. Foram selecionados 20 trabalhos, destacando-se esses como 2 das publicações totais somadas de ambas as revistas encontramos nove simuladores diferentes usados nos trabalhos atomística foi o tema mais recorrente nas publicações, também marcadas por elevado número de trabalhos teóricos (reflexões e levantamentos) verificamos predominância de estudantes do Ensino Médio como público alvo dos trabalhos e, por fim, os autores mais citadas nos textos foram Marco Antônio Moreira e Eduardo Fleury Mortimer.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / quimica_licenciatura/index.php?dados=20202201320563

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47887

Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Vítor Francisco dos Santos e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo