Título: O USO DE TICs PARA O ENSINO DE TABELA PERIÓDICA UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD 2018.
Autoria de: Thalyta Azevedo de Moraes
Orientação de: Paulo Ricardo da Silva
Presidente da banca: Paulo Ricardo da Silva
Primeiro membro da banca: Josefina Aparecida de Souza
Segundo membro da banca: Karina Caixeta Scalco
Palavras-chaves: Material Didático, PNLD, Química, Tabela Periódica, Tecnologia da Informação e Comunicação.
Data da defesa: 21/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 26/06/2021
Data da publicação: 26/06/2021
Referência: Moraes, T. A. d. O USO DE TICs PARA O ENSINO DE TABELA PERIÓDICA UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD 2018.. 2021. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Vivemos em um mundo permeado pelo uso das tecnologias da informação e comunicação computadores, celulares, redes sociais, sites diversos, que somados a aplicativos tornam as informações mais acessíveis, a comunicação instantânea, possibilitando novas formas de ensinar e aprender. Partindo dessa premissa, o objetivo desse trabalho foi caracterizar e analisar o usoindicação de TIC??s em conteúdos relacionados a Tabela Periódica (TP). Foram analisadas cinco coleções de livros de Química aprovados pelo PNLD-2018, a partir de uma pesquisa de cunho qualitativo. Foram estabelecidas três categorias a) quais os tipos de TICs utilizadas b) como as tecnologias aparecem no texto e c) orientações para o aluno ou professor. Ao todo, foram analisados onze capítulos das coleções e os resultados indicam um total de trinta tecnologias utilizadasindicadas, sendo as principais uso de imagens, vídeos, sites de pesquisa, computadoressoftwares e reportagens. As TIC??s encontradas são, em sua maioria, utilizadas como forma de auxílio a resolução de atividades e material de estudo complementar. A partir dos dados obtidos foi possível verificar que, os recursos tecnológicos sugeridos são amplamente direcionados aos alunos. Deste modo, o professor possui papel fundamental como mediador no uso destes materiais, uma vez que faz-se necessário a avaliação dessas TIC??s em relação a qualidade e adequação ao planejamento didático.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47517
Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Thalyta Azevedo de Moraes e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo