Título: INVESTIGAÇÃO SOBRE A PERCEPÇÃO E INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS AFETIVOS NA SALA DE AULA ENTRE LICENCIANDOS EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Autoria de: Natania Estefany Rodrigues
Orientação de: Paulo Ricardo da Silva
Presidente da banca: Paulo Ricardo da Silva
Primeiro membro da banca: Josefina Aparecida de Souza
Segundo membro da banca: Juliana de Andrade Santiago
Palavras-chaves: Saberes docentes, Dimensão afetiva da docência, Emoções, Ensino e aprendizagem, Formação de professores.
Data da defesa: 27/08/2020
Semestre letivo da defesa: 2020-1
Data da versão final: 07/09/2020
Data da publicação: 07/09/2020
Referência: Rodrigues, N. E. INVESTIGAÇÃO SOBRE A PERCEPÇÃO E INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS AFETIVOS NA SALA DE AULA ENTRE LICENCIANDOS EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS. 2020. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
Resumo: A sala de aula é um espaço marcado pelas relações interpessoais, onde os estudantes e professores vivenciam diversas experiências que provocam alegrias, curiosidades, tristezas, entre outras emoções que evidenciam o elo que é estabelecido por eles, com o objeto de conhecimento, podendo influenciar na qualidade do ensino e da aprendizagem. Sendo assim, é importante que os futuros professores e professoras em exercício, tenham oportunidade de refletir sobre tais questões ao longo de sua formação e exercício profissional. O presente trabalho, teve como objetivo analisar como licenciandos em Química da UFLA, percebem e compreendem a dimensão afetiva, bem como avaliam em que medida a formação inicial contribuiu para o desenvolvimento de conhecimentos relativos a esse aspecto. A metodologia foi fundamentada nos preceitos da pesquisa qualitativa e dentro da abordagem qualitativa. O trabalho dispõe de caráter predominante exploratório, bem como apresenta características da abordagem por estudo de caso. Os dados foram
Abstract: The classroom is a space marked by interpersonal relationships, where students and teachers experience various experiences that cause joy, curiosity, sadness, among other emotions that show the link that they establish with the object of knowledge, which can influence the quality teaching and learning. Therefore, it is important that future teachers and professors in office have the opportunity to reflect on such issues throughout their training and professional practice. The present work aimed to analyze how undergraduate students in Chemistry at UFLA perceive and understand the affective dimension, as well as assess the extent to which initial training contributed to the development of knowledge related to this aspect. The methodology was based on the precepts of qualitative research and within the qualitative approach the work has a predominantly exploratory character, as well as presenting characteristics of the case study approach. The data were obtained through the application of a questionnaire with 11
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44984
Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Natania Estefany Rodrigues e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo