SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Química (Licenciatura)

Título: TESTES CATALÍTICOS DE GOETHITA MODIFICADA NA CONVERSÃO DE MOLÉCULAS MODELO

Autoria de: Wallace de Souza Oliveira

Orientação de: Maria Lucia Bianchi

Presidente da banca: Maria Lucia Bianchi

Primeiro membro da banca: Marcio Pozzobon Pedroso

Segundo membro da banca: Francisco Antonio Martins

Palavras-chaves: Processos oxidativos, óxidos de ferro, degradação de contaminante, atividade de catalisador, azul de metileno.

Data da defesa: 20/08/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 27/08/2020

Data da publicação: 27/08/2020

Referência: Oliveira, W. d. S. TESTES CATALÍTICOS DE GOETHITA MODIFICADA NA CONVERSÃO DE MOLÉCULAS MODELO. 2020. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: Pretende-se neste trabalho por meio de processos oxidativos avançados, avaliar o potencial de Goethita pura e modificada como catalisador na degradação de poluentes orgânicos.Tendo-se em vista que os óxidos de ferro são catalisadores comumente empregados na catálise ambiental, devido ao bom desempenho apresentado por essas espécies químicas no processo de oxidação de diversos poluentes orgânicos com alto e baixo peso molecular, conhecidos por sua difícil degradação. Para tal a pesquisa valeu-se do método das reações do tipo Fenton, em que a combinação entre ferro II e peróxidos de hidrogênio se mostra eficiente na oxidação de compostos orgânicos, possibilitando assim, a degradação de diversos contaminantes encontrados em corpos hídricos. Monitorou-se as reações da goethita pura e modificada com o corante azul de metileno, a fim de descobrir a possível degradação desta molécula modelo, por espectroscopia de UV-visível. Verificou-se também, a partir de técnicas experimentais, o volume de oxigênio formado para constatar a atividade do catalisador a partir da decomposição do peróxido de hidrogênio. Para a validação dos resultados obtidos, fez-se a prova após a síntese dos catalisadores, utilizando-se a técnica de espectroscopia na região do infravermelho e analisando-se os gráficos resultantes da absorção de radiação pelo material sintetizado. Obteve-se bons resultados no processo oxidativo avançado, em que a Goethita modificada quando comparada a Goethita pura, provou agir de forma satisfatória descolorindo em 55 a solução de azul de metileno no processo Fenton, possibilitando assim a utilização desse material para a mitigação de problemas ambientais.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / quimica_licenciatura/index.php?dados=20201201320557

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45012

Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Wallace de Souza Oliveira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo