Título: DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA PARA NEUTRALIZAÇÃO DE SEMENTES DE ALGODÃO APÓS O PROCESSO DE DESLINTAMENTO QUÍMICO
Autoria de: Juliana de Xisto Silva
Orientação de: Jessica de Oliveira Notorio Ribeiro
Coorientação de: Geovani Marques Laurindo
Presidente da banca: Jéssica de Oliveira Notório Ribeiro
Primeiro membro da banca: Geovani Marques Laurindo
Segundo membro da banca: Douglas Pelegrini Vaz-Tostes
Terceiro membro da banca: Pedro Castro Neto
Quarto membro da banca: Antônio Carlos Fraga
Palavras-chaves: Gossypium hirsutum L., caroço de algodão, línter, acidez de sementes, tratamento de resíduos
Data da defesa: 05/12/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 08/12/2019
Data da publicação: 08/12/2019
Referência: Silva, J. d. X. DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA PARA NEUTRALIZAÇÃO DE SEMENTES DE ALGODÃO APÓS O PROCESSO DE DESLINTAMENTO QUÍMICO. 2019. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: A cultura do algodão é uma atividade agrícola de extrema importância no Brasil e no mundo. O principal produto do algodão é a fibra, mas também há geração de subprodutos com importantes finalidades. No processo de descaroçamento do algodão, em que é realizada a separação das fibras das sementes, não é possível remover toda a fibra, de modo que uma porção desta permanece aderida às sementes, denominada línter. O línter pode prejudicar a qualidade fisiológica das sementes, impedindo sua classificação e seu beneficiamento e também podendo dificultar a logística e mecanização no plantio. No processo de deslintamento químico, faz-se o uso de ácidos para degradar o línter, sendo o ácido sulfúrico o mais utilizado. Entretanto, após esse processo, as sementes de algodão permanecem excessivamente ácidas, sendo necessário um procedimento para retirada do ácido. Neste trabalho, objetivou-se desenvolver e avaliar eficientes metodologias para a neutralização das sementes de algodão (Gossypium hirsutum L.) após o processo de deslintamento químico com ácido sulfúrico, através de ensaios realizados em um protótipo de máquina específica para o deslintamento de sementes de algodão seguido de neutralização com hidróxido de sódio, carbonato de sódio e cal virgem. Para a avaliação dos resultados, foi feita a análise de pH do líquido residual gerado nos diferentes testes e também das sementes de algodão. A cal virgem apresentou os melhores resultados considerando o comportamento físico frente aos outros compostos. Ainda assim, não houve neutralização completa das sementes, porém a amenização da acidez já é o suficiente para que não haja deterioração do tegumento da semente. Assim sendo, determinou-se que o procedimento de neutralização deve ser realizado com a adição de cal em solução aquosa às sementes deslintadas, havendo posterior escoamento do líquido residual e neutralização deste para descarte.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44275
Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Juliana de Xisto Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo