SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Química (Licenciatura)

Título: SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE DERIVADOS HEXAIDROQUINOLÍNICOS

Título alternativo: SYNTHESIS AND CHARACTERIZATION OF HEXAHYDROQUINOLINE DERIVATIVES

Autoria de: Samuel dos Santos

Orientação de: Sergio Scherrer Thomasi

Presidente da banca: Sérgio Scherrer Thomasi

Primeiro membro da banca: Márcio Pozzobon Pedroso

Segundo membro da banca: Josefina Aparecida de Souza

Terceiro membro da banca: Barbara Sayuri Bellete

Palavras-chaves: Hexaidroquinolina, Síntese orgânica, Reações multicomponente, caracterização, rmn

Data da defesa: 29/11/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 11/12/2019

Data da publicação: 11/12/2019

Referência: Santos, S. d. SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE DERIVADOS HEXAIDROQUINOLÍNICOS. 2019. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O desenvolvimento de medicamentos nos dias atuais é imprescindível para a qualidade de vida da sociedade. Com o objetivo de melhores resultados em prevenção e tratamento de diversas doenças, o campo medicinal e bioquímico da ciência concentrou parte de seu esforço para tal. Os derivados hexaidroquinolínicos têm mostrado uma grande versatilidade medicinal, dependendo apenas de algumas mudanças estruturais para alterar sua função. Com a evolução desses estudos também é necessário o desenvolvimento de outras áreas, como a síntese de componentes orgânicos. A síntese orgânica fica encarregada de desenvolver o método em que as moléculas serão sintetizadas, com o avanço do tempo essas técnicas tendem a evoluir de maneira a serem mais eficientes, econômica e ambientalmente viáveis, visando diminuir a quantidade de rejeitos e produtos paralelos produzidos durante o processo de síntese. Para isso, uma das saídas é a síntese multicomponente, em que apenas um recipiente é utilizado para a síntese das moléculas desejadas. Além disso, esses processos podem ser feitos sem o uso de solventes, o que elimina a possibilidade de descarte de solventes orgânicos não tratados na natureza, não expõe as pessoas envolvidas no processo de produção a esses solventes potencialmente perigosos, além de reduzir o custo de produção, que viabiliza a produção em escala industrial. Tem-se como objetivo o estudo dos mecanismos de reação multicomponente para a síntese de derivados hexaidroquinolínicos. Para isso sintetizou-se seis derivados hexaidroquinolínicos e caracterizou-se por espectros de RMN. A partir dos espectros obtidos foi possível concluir que a metodologia adota foi eficiente para a produção dos derivados desejados.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / quimica_licenciatura/index.php?dados=20192201520572

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44317

Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Samuel dos Santos e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo