Título: ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES ENVOLVENDO JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO PERIODO 2010-2018 NO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA
Autoria de: Alexandre Nunes Lourenco
Orientação de: Paulo Ricardo da Silva
Presidente da banca: Paulo Ricardo da Silva
Primeiro membro da banca: Marianna Meirelles Junqueira
Segundo membro da banca: Renata Reis Pereira
Palavras-chaves: jogo, lúdico, Ensino de Química, Levantamento Bibliográfico, ferramenta pedagógica
Data da defesa: 05/06/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-1
Data da versão final: 19/06/2019
Data da publicação: 19/06/2019
Referência: Lourenco, A. N. ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES ENVOLVENDO JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO PERIODO 2010-2018 NO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA . 2019. 52 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Com o desenvolvimento e inserção de novas tecnologias no contexto dos jovens, cada vez mais atraentes, despertar o interesse dos alunos para aprendizagem vem se tornando uma tarefa cada vez mais difícil para o educador. A partir desse pressuposto, emerge a necessidade de novas estratégias de ensino. A Química, particularmente, é uma ciência com caráter altamente abstrato, marcada por símbolos, modelos e fórmulas, o que exige habilidades cognitivas mais elevadas. Nesse sentido, o jogo surge como uma alternativa potencial, viável e que possibilita o desenvolvimento cognitivo, físico, social e psicomotor, além de despertar o interesse dos alunos. Dessa maneira, este trabalho teve o objetivo de levantar e analisar as publicações envolvendo o uso de jogos e atividades lúdicas no Ensino de Química, com foco nos trabalhos publicados no Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), no período de 2010-2018, tendo em vista que este é o evento mais tradicional e de maior relevância na área a nível nacional. O levantamento dos trabalhos foi realizado por meio do uso de palavras-chave como ??jogo??, ??lúdico??, ??história em quadrinhos?? e uma busca específica na seção ??Materiais Didáticos??, bem como nos trabalhos em geral. As categorias selecionadas para análise foram Comparativo numérico e percentual entre total de trabalhos publicados e trabalhos sobre jogos e atividades lúdicas por evento conteúdos mais abordados nos trabalhos ,modalidades de jogos mais recorrentes níveis de interação ??jogo-jogador?? público alvo distribuição de trabalhos por instituição autores mais citados nos trabalhos. Observou-se um crescimento percentual dos trabalhos ao longo das edições do evento. Os temas mais abordados foram Química Orgânica e Tabela Periódica. Jogos competitivos como jogos de tabuleiro e cartas se sobressaíram, sendo voltados para o Ensino Médio. Evidenciou-se que a regionalidade possui influência direta na participação das instituições, principalmente as próximas do local do evento. Autores como Márlon H. F. Soares, Marcia Borin da Cunha e Tizuko M. Kishimoto são destaques na área de jogos e atividades lúdicas no Ensino de Química. Por fim, o levantamento revela que o campo de pesquisa sobre o uso de jogos no Ensino de Química está em ascensão, marcado, entretanto, pela concentração de trabalhos em determinados aspectos, como o foco em Química Orgânica e Tabela Periódica e em jogos de tabuleiro e cartas.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43621
Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Alexandre Nunes Lourenco e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo