Título: ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA CONTRIBUIÇÕES DE UMA DISCIPLINA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFLA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Autoria de: Gabriella Rayane Aparecida Ferreira
Orientação de: Paulo Ricardo da Silva
Presidente da banca: Paulo Ricardo da Silva
Primeiro membro da banca: Josefina Aparecida de Souza
Segundo membro da banca: Camila Marra Abras
Palavras-chaves: Espaços não formais, Divulgação Científica, Formação inicial de professores, Museus, Educação
Data da defesa: 17/06/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-1
Data da versão final: 01/07/2019
Data da publicação: 01/07/2019
Referência: Ferreira, G. R. A. ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA CONTRIBUIÇÕES DE UMA DISCIPLINA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFLA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES.. 2019. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Espaços Não-Formais e Divulgação Científica podem ser entendidos como perspectivas com potencial educativo que podem contribuir para a construção de conhecimentos além da abordagem tradicional portanto, se caracterizam como assuntos importantes a serem abordados na formação inicial e continuada de professores. Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivo investigar as contribuições da disciplina de Espaços Não Formais de Educação em Ciências, desenvolvida em paralelo com a disciplina Estágio Supervisionado IV, do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Lavras. Os dados foram obtidos a partir das produções de relatórios de visitas nos museus (pessoalmente e virtualmente), análises de filmes e séries, aplicação de questionário e avaliação geral da disciplina de 11 licenciandos que cursaram a disciplina durante o primeiro semestre de 2018 e analisados à luz da Análise de Conteúdo, por meio de categorias estabelecidas a priori e a posteriori. Os dados indicam que os licenciandos já apresentavam um conhecimento prévio sobre espaços não formais antes de começar as discussões na disciplina percebe-se também que eles identificam e conceituam adequadamente as gerações dos museus nos relatórios produzidos após as discussões teóricas e visitas em espaços não formais. Adicionalmente, pode-se verificar que, os filmes e séries possibilitaram aos discentes a construção e identificação de concepções relacionadas à ciência e ao cientista, uma vez que defendemos que o trabalho em sala deve extrapolar o debate focado em conceitos, mas também na natureza da atividade científica, a partir de produções audiovisuais, muito presentes na cultura atual. Com base nos resultados, é possível entender que a disciplina contribuiu para a formação inicial dos licenciandos, possibilitando a construção de uma visão crítica sobre o ensino em ambientes fora da sala de aula e da divulgação científica.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43786
Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Gabriella Rayane Aparecida Ferreira e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo