Título: COMPARAÇÃO DE CATALISADORES NA SÍNTESE DE 1,8-DIOXO-OCTAIDROXANTENO
Autoria de: Marina Oliveira Fraga Leite
Orientação de: Sergio Scherrer Thomasi
Presidente da banca: Sérgio Scherrer Thomasi
Primeiro membro da banca: Barbara Sayuri Bellete
Segundo membro da banca: Aline de Fátima da Silva
Palavras-chaves: Reação multicomponente, 1 8-dioxo-octaidroxanteno, cloreto de zinco, cloreto de cobalto, ácido clorídrico
Data da defesa: 22/04/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-1
Data da versão final: 16/05/2025
Data da publicação: 16/05/2025
Referência: Leite, M. O. F. COMPARAÇÃO DE CATALISADORES NA SÍNTESE DE 1,8-DIOXO-OCTAIDROXANTENO. 2025. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: As reações multicomponentes (RMC) são aquelas em que três ou mais componentes são adicionados a um único frasco reacional a fim de se obter um único produto que contenha a maioria ou todos os átomos dos reagentes. Essas reações têm forte ligação com princípios da química verde, que estão cada vez mais sendo levados em consideração por pesquisadores e empresas por conta das crescentes preocupações com o meio ambiente. Assim, os estudos dessa metodologia crescem gradativamente e já foram evidenciadas aplicações para a síntese de xantenos e derivados, como os 1,8-dioxo-octaidroxantenos (xantenodionas). Esses compostos têm propriedades farmacológicas e biológicas importantes, o que faz com que os estudos de rotas sintéticas para eles sejam amplos. A maioria das pesquisas já realizadas utiliza uma rota que passa por uma condensação de Knoevenagel, seguida de uma adição de Michael e por fim uma desidratação. As mudanças realizadas são feitas, normalmente, com os catalisadores. Assim, esse estudo teve como objetivo de propor e comparar mecanismos e rendimentos de três catalisadores, o cloreto de zinco, o ácido clorídrico e o cloreto de cobalto, na síntese de 1,8-dioxo-octaidroxanteno, sem mudanças em parâmetros experimentais como temperatura (75?C), tempo de reação (90 minutos) e concentração de catalisador (1,0x10-3 mol). Independente do catalisador, as sínteses foram bem-sucedidas, como evidenciado por espectros de FTIR e DSC realizados com os produtos. Contudo, existiu uma diferença de rendimentos, com o cloreto de cobalto sendo o mais eficiente (96,10) e o ácido clorídrico o menos eficiente (63,45). Essa diferença pode ter ocorrido por conta das diferentes formas que os catalisadores vão entrar em contato com os reagentes. O ácido clorídrico atua como ácido de Bronsted, doando um próton (H), enquanto o cloreto de cobalto atua como ácido de Lewis, tendo capacidade de se coordenar com reagentes de forma mais efetiva.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G021 - QUÍMICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Marina Oliveira Fraga Leite e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo