Título: EXPLORANDO OS MECANISMOS DE FORMAÇÃO DE BENZOCACRIDINONAS POR REAÇÃO MULTICOMPONENTE UMA ANÁLISE CRÍTICA
Título alternativo: EXPLORING THE MECHANISMS OF BENZOCACRIDINONE FORMATION BY MULTICOMPONENT REACTION A CRITICAL ANALYSIS
Autoria de: Anna Beatriz de Souza Campos
Orientação de: Sergio Scherrer Thomasi
Presidente da banca: Sérgio Scherrer Thomasi
Primeiro membro da banca: Josefina Aparecida de Souza
Segundo membro da banca: Barbara Sayuri Bellete
Terceiro membro da banca: Aline de Fátima Silva
Palavras-chaves: Reação multicomponente, benzocacridinonas, mecanismo de reação, reação orgânica, energia de ativação
Data da defesa: 09/08/2024
Semestre letivo da defesa: 2024-1
Data da versão final: 23/08/2024
Data da publicação: 23/08/2024
Referência: Campos, A. B. d. S. EXPLORANDO OS MECANISMOS DE FORMAÇÃO DE BENZOCACRIDINONAS POR REAÇÃO MULTICOMPONENTE UMA ANÁLISE CRÍTICA. 2024. 49 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
Resumo: As reações multicomponentes (RMCs) têm o princípio de reagir duas ou mais substâncias, sendo que todos ou a maioria dos átomos dos reagentes estão incorporados no produto. Através das RMCs, é possível sintetizar as benzocacridinonas com uma reação entre a 1-naftilamina, um aldeído e um composto dicarbonílico. As benzocacridinonas e seus derivados podem apresentar atividade sedativo-hipnótica, potencial anti-microbiano, entre outros entretanto, o estudo sobre seus potenciais biológicos ainda é limitado. Na literatura, encontram-se diversos trabalhos envolvendo a variação nas condições experimentais que envolvem a síntese dessa molécula. Para otimizar esses parâmetros, é necessário compreender o mecanismo de reação de formação das benzocacridinonas e possíveis subprodutos dessa síntese. Partindo disso, o objetivo deste trabalho foi investigar detalhadamente duas propostas de mecanismo de reação para as benzocacridinonas para elucidar qual proposta seria mais viável, além de estudar a formação de possíveis subprodutos dessa síntese. Avaliando cada proposta de mecanismo, a rota mais favorável e provável envolve a reação entre a molécula dicarbonilíca com o aldeído, levando a formação de um composto carbonílico ??,??-insaturado que ao reagir com a 1-naftilamina origina ao produto cíclico das benzocacridinonas. Por ser a via mais viável a energia de ativação dessa via é menor do que nas outras propostas. Outros subprodutos podem aparecer nessas reações partindo dos diferentes ataques da 1-naftilamina aos outros reagentes da síntese. Entretanto, não é esperado a presença desses subprodutos no meio reacional, uma vez que os intermediários das reações e a ciclização desses compostos são menos favoráveis.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G021 - QUÍMICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Anna Beatriz de Souza Campos e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo