Título: ATIVAÇÃO DO CARVÃO VEGETAL E TRANSFORMAÇÃO DE RESÍDUO DA DECAPAGEM ÁCIDA EM PRODUTO DE INTERESSE AMBIENTAL E COMERCIAL
Autoria de: Adriene Mariana Martins
Orientação de: Fabiano Magalhaes
Coorientação de: Aline Aparecida Caetano
Presidente da banca: Fabiano Magalhães
Primeiro membro da banca: Aline Aparecida Caetano
Segundo membro da banca: Pricila Maria Batista Chagas
Terceiro membro da banca: Tibúrcio da Gracinda Lopes Chembeze
Palavras-chaves: Carvão Vegetal, Carvão ativado, Resíduo industrial, RDA, Meio ambiente.
Data da defesa: 14/12/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-2
Data da versão final: 19/12/2023
Data da publicação: 19/12/2023
Referência: Martins, A. M. ATIVAÇÃO DO CARVÃO VEGETAL E TRANSFORMAÇÃO DE RESÍDUO DA DECAPAGEM ÁCIDA EM PRODUTO DE INTERESSE AMBIENTAL E COMERCIAL. 2023. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Este trabalho aborda a produção simultânea de carvão ativado (CA) e óxidos de ferro reduzidos, utilizando carvão vegetal (CV) e resíduo de decapagem ácida (RDA), rico em hematita. A ativação do CV foi realizada utilizando CO2 como agente ativante e o processo foi realizado variando temperatura (800????????C e 900????????C) e tempo (1h e 2h ). A redução do RDA foi realizada por um processo específico e inovadoras, sendo realizada juntamente com a ativação do carvão. As amostras obtidas foram nomeadas da seguinte forma CA8001h, CA8002h, CA9001h, CA9002h, RDA1h e RDA2h, conforme temperatura e tempo de obtenção. Testes preliminares de adsorção do azul de metileno, mostraram que as amostras CA9001h e CA9002h adsorveram cerca de 100 do corante, enquanto os CA8001h e CA8002h adsorveram cerca de 22 e 39, respectivamente. Os resultados de caracterização das amostras CA9001h e CA9002h (melhores adsorventes) obtidos por microscopia eletrônica de varredura (MEV) mostraram que estes materiais possuem morfologia muito semelhante ao do carvão vegetal utilizado como precursor para obtenção dos CA. No entanto, na amostra CA9002h foi possível observar regiões que se assemelham a favos de mel. Os resultados obtidos por análise térmica mostram que os carvões ativados apresentam maior estabilidade térmica do que o CV, e ambos sofrem oxidação térmica entre 450 e 645 ????????C. Os resultados das isotermas de adsorção do AM pelos amostras CV, CA9001h e CA9002h, mostraram que a capacidade máxima de adsorção destas amostras foram aproximadamente 10, 150 e 180 mg g-1, respectivamente, comprovando a ativação dos carvões. Os resultados de DRX obtido para o RDA, mostrou que o resíduo é rico em Fe2O3. A resposta do RDA quando exposto a um campo magnético indica a presença de Fe3O4. As caracterizações realizadas indicam que após tratamento, as seguintes fases foram formadas Fe3O4, FeO e Fe. O que também sugere a formação destas fases foi a mudança da cor (de vermelho para preto) e o magnetismo apresentado pelas amostras RDA1h e DRA2h. Portanto, os resultados revelam uma eficiente produção de carvão ativado e uma redução do resíduo de decapagem ácida promissora, propícia para futuras investigações.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G021 - QUÍMICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Adriene Mariana Martins e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo